400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Batizado de Capoeira movimenta CRAS São João, Morro dos Milagres e Alecrim

Por Renato Silveira em 10/11/2016
Imagem da Notícia: Os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social dos bairros São João, Morro dos Milagres e Alecrim participaram na tarde desta quarta-feira (09) da cerimônia de batizado de capoeira, na quadra poliesportiva da Escola Municipal Miriam Alves de Macedo. O evento contou com a presença da Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Esther Chumbinho e da subsecretária Olívia Sá e foi uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio desta secretaria.

Os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social dos bairros São João, Morro dos Milagres e Alecrim participaram na tarde desta quarta-feira (09) da cerimônia de batizado de capoeira, na quadra poliesportiva da Escola Municipal Miriam Alves de Macedo Guimarães. O evento contou com a presença da Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho e da subsecretária Olívia Sá e foi uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia.


 

A secretária Ester Chumbinho comentou sobre a importância da capoeira na formação dos jovens destas comunidades.


 

“O esporte é sempre uma garantia de que estamos caminhando para o lado certo. Além do bem à saúde física e mental, ajuda na formação do cidadão em diversos aspectos”, afirmou.


 

A cerimônia foi aberta pela apresentação dos alunos da “capoterapia”, que envolve usuários da terceira idade dos CRAS. Em seguida, iniciou-se as apresentações e entregas das cordas aos jovens participantes das aulas de capoeira das três unidades do CRAS, com destaque para Miguel, cadeirante cuja participação emocionou a todos os presentes.  Os mestres de capoeira foram Neguinho, Luís Fernando e Rogério.

 


De acordo com o mestre Neguinho, da unidade do CRAS do Morro dos Milagres, a capoeira realiza este ritual de batismo todos os anos, representando o fechamento de um ciclo.


 

“Temos a corda cinca, que representa o início o meio e o fim e é entregue a todos os iniciantes e as demais, com as cores da bandeira do Brasil, que significam a evolução de cada um “ explicou.