Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Caminhada reforça luta contra o câncer de mama em São Pedro da Aldeia

Por Raíra Morena em 30/10/2013
Imagem da Notícia: A tarde desta terça-feira (29), em São Pedro da Aldeia, foi de muita animação e sensibilização na 1ª Caminhada "Se Toca São Pedro", que marcou o encerramento da programação da Campanha “Outubro Rosa” na cidade. A ação foi mais uma iniciativa da campanha mundial de conscientização ao câncer de mama, em uma parceria entre a Prefeitura, Movimento Se Toca, Grupo “Amigas da Mama” e empresas locais. A mobilização reuniu autoridades municipais, servidores e mulheres de todas as idades, que percorreram as principais ruas do Centro em um grande apitaço em alerta à importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Representando o Prefeito Cláudio Chumbinho, o Secretário de Governo Edmilson Bittencourt participou da caminhada, que foi encerrada com show artístico do cantor, compositor e cover de Roberto Carlos, Nelson Silva. O evento contou com a presença da fundadora do Grupo “Amigas da Mama”, Joelma Fidalgo.

A tarde desta terça-feira (29), em São Pedro da Aldeia, foi de muita animação e sensibilização na 1ª Caminhada "Se Toca São Pedro", que marcou o encerramento da programação da Campanha “Outubro Rosa” na cidade. A ação foi mais uma iniciativa da campanha mundial de conscientização ao câncer de mama, em uma parceria entre a Prefeitura, Movimento Se Toca, Grupo “Amigas da Mama” e empresas locais. A mobilização reuniu autoridades municipais, servidores e mulheres de todas as idades, que percorreram as principais ruas do Centro em um grande apitaço em alerta à importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Representando o Prefeito Cláudio Chumbinho, o Secretário de Governo Edmilson Bittencourt participou da caminhada, que foi encerrada com show artístico do cantor, compositor e cover de Roberto Carlos, Nelson Silva. O evento contou com a presença da fundadora do Grupo “Amigas da Mama”, Joelma Fidalgo.


Representando o Prefeito Cláudio Chumbinho, o Secretário de Governo, Edmilson Bittencourt, aproveitou a oportunidade para agradecer a todas as secretarias envolvidas na campanha, empresas e instituições parceiras das ações do “Outubro Rosa” em São Pedro da Aldeia. “Quero agradecer e parabenizar, em nome do Prefeito, a todas as pessoas que apoiaram a campanha em nosso município durante todo o mês de outubro. Essa união é muito importante para fortalecer o trabalho de conscientização e prevenção. Estamos muito felizes de fazer parte dessa importante mobilização na luta contra o câncer de mama”, disse.

 

 

 

Com saída da Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, a caminhada coloriu de branco e rosa as principais ruas do Centro da cidade, mobilizando a população e estabelecimentos comerciais para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Um carro de som com mensagens e a música tema da campanha guiou os participantes durante todo o percurso, que contou com o apoio da Guarda Municipal.

 

 

Coordenador do Movimento Se Toca, o publicitário Marcel Figueira agradeceu o apoio da Prefeitura à campanha e destacou a importância da mobilização na cidade. “O Prefeito Cláudio Chumbinho abraçou a campanha em São Pedro da Aldeia. Tivemos também o apoio das Secretarias de Governo, Assistência Social, Saúde e Cultura. Hoje a cidade está incluída nessa grande corrente mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama. É uma alegria muito grande saber que São Pedro da Aldeia é parte desse movimento, com a Igreja Matriz iluminada, tal qual os grandes monumentos e prédios históricos de todo o mundo”, disse.

 

 


Segundo a coordenadora do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca), Valquíria Boa Morte, a iniciativa teve como objetivo alertar o público para a importância do diagnóstico precoce da doença, além de incentivar o lazer e a prática de atividades físicas. “Eu vejo como muito positiva essa sensibilização de todas as equipes envolvidas nessa campanha, com o incentivo do Prefeito Cláudio Chumbinho. Acredito que atingimos o nosso objetivo principal, que é fazer com que a população alerte para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, além disso, promover também a qualidade de vida por meio de hábitos saudáveis e da prática de atividades físicas”, disse.

 

 


Ex-portadora do câncer de mama, a aposentada Laíse Maria da Costa é adepta do estilo de vida saudável. Usuária da Oficina de Ginástica do CRAS do bairro São João, dona Laíse acredita na importância da prática regular de atividades físicas para a prevenção da doença e manutenção da saúde. “Sempre fui uma pessoa muito ativa, otimista, feliz e alegre e acredito que isso influenciou muito na minha cura. Graças a Deus, me recuperei bem e hoje faço questão de participar de ações como essa, que informam a população e incentivam a prevenção ao câncer de mama e a qualidade de vida através da prática de exercícios físicos”, ressaltou.

 


Cover oficial de Roberto Carlos desde 1984, o cantor e compositor Nelson Silva fechou a programação da noite com sucessos consagrados do Rei. “Emoções”, “Detalhes”, “Café da Manhã”, “Esse cara sou eu”, “Como é grande o meu amor por você”, entre outros clássicos de Roberto Carlos fizeram parte do setlist do show de encerramento, que aconteceu em um palanque montado ao lado da Igreja Matriz.


Participaram da mobilização a Coordenadora Municipal de Enfermagem, Rúbia Dumas, as coordenadoras municipais de DST e Aids, Marieta Narde, do Programa Hiperdia, Teresa Cristina Souza, de Vigilância Epidemiológica, Eliane Conceição e da Ouvidoria do SUS, Helena da Silva, o coordenador de Cultura, Luiz do Feliciano, o vereador Adalberto Amaral, a representante do Grupo Amigas da Mama de São Pedro da Aldeia, Rose Terto, usuários e coordenadoras dos seis CRAS do município, entre outros membros da sociedade civil e das secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Saúde e Educação, Cultura, Esporte e Lazer.


Além da caminhada de encerramento, durante o dia outras atividades alusivas à mobilização aconteceram no Centro da cidade. Em parceria com uma clínica de diagnóstico por imagem, a Prefeitura ofereceu 152 mamografias gratuitas para mulheres acima de 40 anos de idade. A entrega das solicitações de exame com data e horário foram feitas em uma tenda montada ao lado da Igreja Matriz das 8h às 15h30, mediante apresentação do cartão do SUS e documento de identidade. Houve também venda de camisas oficiais da campanha, distribuição de informativos, balões e apitos, além da iluminação em tons de rosa da Igreja Matriz, ao término do show.   

 

 

 

Tópicos: Outubro Rosa , Amigas da Mama , Câncer de Mama , Caminhada , Prevenção , Movimento Se Toca , Diagnóstico Precoce