400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Campanha antirrábica imuniza mais de 15mil animais em São Pedro da Aldeia

Por Luana Macêdo em 03/11/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da secretaria de saúde ultrapassou a meta estipulada de vacinação antirrábica no município. Em apenas um dia de imunização, 15.072 cães e gatos foram vacinados em todas as unidades de saúde aldeenses. O número foi repassado ao Governo do Estado, quem não vacinou o animal deve procurar a unidade mais próxima, das 7h às 16h, já que cerca de duas mil doses ainda estão disponíveis. Todos os cães e gatos a partir de três meses de idade devem ser vacinados, fêmeas gestantes devem ser evitadas. Por medidas de segurança, não é permitido que menores de 15 anos conduzam animais para vacinação.



A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da secretaria de saúde ultrapassou a meta estipulada de vacinação antirrábica no município. Em apenas um dia de imunização, 15.072 cães e gatos foram vacinados em todas as unidades de saúde aldeenses. O número foi repassado ao Governo do Estado, quem não vacinou o animal deve procurar a unidade mais próxima, das 7h às 16h, já que cerca de duas mil doses ainda estão disponíveis. Todos os cães e gatos a partir de três meses de idade devem ser vacinados, fêmeas gestantes devem ser evitadas. Por medidas de segurança, não é permitido que menores de 15 anos conduzam animais para vacinação. 



De acordo com o Coordenador de Vigilância Sanitária, Julio Peralva, a imunização foi um sucesso.


“Nós tínhamos a meta de 15mil animais imunizados, mas somente no dia D de vacinação ultrapassamos esse número em São Pedro da Aldeia. Quem ainda não conseguiu vacinar seu cão ou gato contra raiva pode levar o animal até as unidades de saúde ou então se encaminhar até a vigilância sanitária, na Rua Eurico Coelho, nº278, segundo andar, Centro”, disse Julio. 



Dona de um poodle de seis meses, Maria do Carmo de Oliveira, destacou a importância de proteger o animal de estimação.


“A vacina antirrábica é uma proteção para o animal e para todos que convivem no ambiente. O meu cão faz parte da família, protegê-lo é cuidar dele e de todos que possam ter qualquer contato. É importante que todos imunizem seus cães e gatos”, disse. 



Também será permitida a liberação em doses individuais com quantidade de gelo suficiente para a cobertura da vacina em embalagens resistentes. A dose é de 1ml independente do tamanho do animal. É recomendado que fêmeas gestantes sejam vacinadas após o período de amamentação. Animais doentes, em tratamento ou debilitados devem aguardar sua total recuperação.