400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Campanha de doação de sangue mobiliza população em São Pedro da Aldeia

Por Luana Macêdo em 25/10/2013
Imagem da Notícia: Movidos pela solidariedade, centenas de cidadãos estiveram no São Pedro Esporte Clube, nesta sexta-feira (25), para doar sangue, afim de identificar doadores de medula óssea. A campanha realizada pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, em parceria com o Hemorio, continua neste sábado, de 8h às 17h. Para participar da campanha, o doador precisa ter entre 18 e 55 anos e pesar mais de sessenta quilos. No primeiro dia de campanha, a primeira dama, Ester Marques, a secretária de saúde, Vanessa Matalobos, o secretário de governo, Edmilson Bittencourt e o presidente da câmara de vereadores, Guga de Mica estiveram presentes.

Movidos pela solidariedade, centenas de cidadãos estiveram no São Pedro Esporte Clube, nesta sexta-feira (25), para doar sangue, afim de identificar doadores de medula óssea. A campanha realizada pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, em parceria com o Hemorio, continua neste sábado, das 8h às 17h. Para participar da campanha, o doador precisa ter entre 18 e 55 anos e pesar mais de sessenta quilos. No primeiro dia de campanha, o Prefeito Cláudio Chumbinho, a primeira dama Ester Marques, a secretária de saúde Vanessa Matalobos, o secretário de governo Edmilson Bittencourt, a subsecretária de Educação, Edlúcia Marues e o presidente da câmara de vereadores Guga de Mica, estiveram presentes.

De acordo com a secretária de saúde Vanessa Matalobos, os doadores estão se mobilizando e comparecendo ao local cada vez mais.

“Estamos com um fluxo de cerca de 100 doadores por hora e já ultrapassamos 700 doações. Precisamos de mil doadores, mas pela mobilização vamos ultrapassar a expectativa. É válido lembrar que essa campanha é para identificar doadores de medula óssea para todas as pessoas que precisam, não somente para o pequeno Ícaro Prevatto. São apenas 4ml de sangue, é rápido e ninguém sente dor’, afirmou a Secretária.

Reforçando a campanha, panfletos estão sendo distribuídos na Praça Dr. Plínio Assis Tavares. Faixas estão identificando o local. Também, estão sendo vendidas camisas com mensagens alusivas à doação de sangue e medula.

Segundo Regina Lacerda, Coordenadora das Campanhas de Doação de Medula Óssea do Hemorio, a população aldeense abraçou a campanha e entendeu o objetivo das doações.

 

“O povo brasileiro é extremamente solidário quando entende o que você pede. Aqui em São Pedro da Aldeia temos um povo sensível que está doando não somente para tentar salvar a vida do Ícaro, mas de todos  os 1300 pacientes que temos cadastrados em todo o Brasil. Estamos tendo um apoio enorme da Prefeitura, através da Secretária de saúde e toda a equipe. Nos foi dada toda a condição de trabalho para buscar esses doadores, acredito que levaremos mais de 1500 amostras”, afirmou Regina, que coordena o projeto de campanhas há 13 anos.

Caroline Rosa, mãe de um paciente com imunodeficiência grave, destacou o processo que ocorre até a identificação de possíveis doadores de medula óssea.

“As pessoas vão se cadastrar, confirmar os dados e depois passar pela doação. Os testes serão realizados e se os doadores forem identificados, receberão a notícia duas semanas após a coleta. Os mesmos serão instruídos com  palestras e terão a opção de doar medula óssea ou não”, afirmou Caroline.