Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Campanha #Zikazero é finalizada com sucesso em São Pedro da Aldeia
RSS
Por Keyla Marques em 16/02/2016

Cumprindo as últimas etapas da determinação do Ministério da Defesa, a Base da Marinha do Brasil em São Pedro da Aldeia, disponibilizou cerca de 550 militares nesta terça-feira (16). Durante todo o dia os militares, acompanhados de Agentes Comunitários de Saúde e Guardas de Endemias, fizeram trabalho mecânico nas casas dos moradores e no comércio aldeense. O foco desta ação tem sido combater a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, o Aedes aegypti.

A Marinha disponibilizou os militares para executar a campanha #Zikazero. Junto ao município, a ação foi dividida em três fases. A primeira fase aconteceu no último sábado (13), que durante manhã e tarde distribuíram panfletos informativos e conversaram com os munícipes. A segunda e terceira etapa foram cumpridas na terça-feira (16).

"Nos dias 13 e 16 de fevereiro fizemos uma grande mobilização no município de São Pedro da Aldeia. Evidenciamos que a ação dos nossos Guardas de Endemias com a Marinha foi impactante para ações de combate. Foram dois dias muito importantes que mostrou o quanto estamos preparados para combater o Aedes, mas precisamos da ajuda de cada cidadão aldeense. Não há poder público sem participação da sociedade para vencer essa guerra, eliminando qualquer tipo de criadouro do mosquito. Aproveito para agradecer aos Guardas de Endemias da nossa Vigilância em saúde e a cada militar da Marinha", disse a Dr.ª Maria Lúcia Feitosa, Subsecretária de Saúde. 


Nesta segunda etapa, os militares entraram em lojas e casas dos moradores aldeenses e fizeram o trabalho mecânico, ou seja, limparam calhas, esvaziaram potes e vasos com água parada, recolheram recipientes que poderiam acumular água. Quando localizado focos os Guardas de Endemias recolhiam amostra e aplicavam larvicida. Ainda na terça-feira os militares visitaram Escola Municipal José Teixeira Paulo, Chapeuzinho Vermelho, Escola Almirante Carneiro Ribeiro, fazendo palestra para instrução de crianças e adolescentes.

Enquanto a ação em campo seguia firme e intensa, uma sala de estratégias e logísticas foi montada no Gabinete do Secretário de Saúde Luís Cláudio Sartori. Presentes nesta sala estavam as Subsecretárias de Saúde, Dr.ª Maria Lúcia Feitosa, Dr.ª Sônia Marques, o Diretor da Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia, o Capitão de Fragata, Dr. Victor Paulo Meirelles da Silva, o Capitão Tenente, Dalton Ramos da Silva e o Capitão de Fragata Fabiano Martins Sasse.

As equipes das secretarias de saúde municipais não mediram esforços para fortalecer a ação e intensificar o reforço dado pela Marinha. Os trabalhos continuam em todos os bairros do município aldeense. A Secretaria de Saúde vem promovendo o “Gabinete de Crise”, o qual convoca outras secretarias municipais para ampliar e agilizar no combate ao Aedes agypti. 

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086