400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Capacitação básica para médicos da Estratégia de Saúde da Família é concluída em São Pedro da Aldeia

Por Gabrielly Costa em 08/12/2014
Imagem da Notícia: Foi realizado nesta segunda-feira (08), em São Pedro da Aldeia, o último encontro de capacitação básica em Saúde Mental com médicos da área de cobertura do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A iniciativa, que começou em setembro, teve como objetivo estimular e compartilhar o conhecimento no cuidado em Saúde Mental na Atenção Básica. Todos os encontros aconteceram onde a equipe do Núcleo está locada, na Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro Baixo Grande. Incluindo profissionais do programa do Governo Federal “Mais Médicos”, os clínicos das USFs de Baixo Grande, São João I e II, Ponta do Ambrósio, Vinhateiro, Porto do Carro, Alecrim, Recanto das Orquídeas e Parque Arruda participaram dos encontros.

Foi realizado nesta segunda-feira (08), em São Pedro da Aldeia, o último encontro de capacitação básica em Saúde Mental com médicos da área de cobertura do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A iniciativa, que começou em setembro, teve como objetivo estimular e compartilhar o conhecimento no cuidado em Saúde Mental na Atenção Básica. Todos os encontros aconteceram onde a equipe do Núcleo está locada, na Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro Baixo Grande. Incluindo profissionais do programa do Governo Federal “Mais Médicos”, os clínicos das USFs de Baixo Grande, São João I e II, Ponta do Ambrósio, Vinhateiro, Porto do Carro, Alecrim, Recanto das Orquídeas e Parque Arruda participaram dos encontros.


Coordenadora do NASF, Catarina Rosa fala sobre a iniciativa. “Nosso objetivo é ampliar a capacidade de cuidado dos profissionais da Atenção Básica e, por isso, temos realizado diversas ações. Sabemos que a prática em Saúde Mental na Atenção Básica ainda levanta muitas dúvidas e receios, decidimos realizar essa capacitação básica no tempo por esse motivo”, disse.


A capacitação básica em Saúde Mental foi realizada em cinco etapas. Enquanto o último encontro tratou da medicação disponível na Farmácia Popular da cidade, efeitos e reações do medicamento, os demais encontros trataram da psiquiatria, abordando determinadas psicoses e casos de distúrbio mental. Os médicos participantes receberam ainda material de apoio.


Desde o começo, a capacitação foi ministrada pelo psiquiatra do NASF, Dr. Adilson Bechara. “A capacitação foi realizada para que os médicos das Unidades de Saúde da Família pudessem ter noções mais práticas de Saúde Mental, tratando as situações mais básicas da psiquiatria, realizando o encaminhamento ao especialista adequadamente e identificando casos simples e graves. É vital oferecermos essa capacitação, porque a Saúde Mental é uma área muito abrangente e complicada, e que requer uma visão diferente. O conhecimento proporcionado pelos nossos encontros é fundamental para detectar o problema e começar a tratá-lo dentro das possibilidades do clínico”, declarou.