Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Capacitação para educadores de creches é iniciada em São Pedro da Aldeia

Por Marianne Rodrigues em 17/04/2018
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, deu início à formação para professores que atuam em creches integrais e parciais na rede municipal de ensino. O primeiro dia da capacitação foi ministrada no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR), situado no bairro Nova São Pedro. Cerca de 70 educadores participaram da formação, que tem como foco a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, deu início à formação para professores que atuam em creches integrais e parciais na rede municipal de ensino. O primeiro dia da capacitação foi ministrada no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR), situado no bairro Nova São Pedro. Cerca de 70 educadores participaram da formação, que tem como foco a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).



A coordenadora de Educação Infantil da SEMED, Ivonete Simão, disserta sobre os objetivos da formação. “O objetivo maior é orientar os docentes quanto à importância de inserir a criança no processo de renovação de conhecimentos de diferentes linguagens, articulando a liberdade, o respeito e a integração através de atividades diversificadas”, disse.



Com carga horária de 50h, totalizando sete encontros presenciais de 4h somados a 22h de atividades práticas, a capacitação é ministrada pela tutora Nathália Agnes. Os encontros acontecem uma vez ao mês, com início em abril e término em novembro.



A formação aborda a implantação da Base Nacional Curricular Comum com os professores das creches integrais e parciais. O documento, homologado em dezembro de 2017, normatiza a educação brasileira.



Tutora da formação e professora da rede, Nathália Agnes falou sobre o momento de mudanças e adequações na área. “A formação é para falar das novidades aos professores. Na Educação Infantil, trabalhamos com campos de experiência, objetivos de aprendizagens e competências gerais.Mostrar essas novas informações em forma de capacitação foi muito importante para que os profissionais desdobrem isso no dia a dia da sala de aula, atendendo às novas demandas. São Pedro da Aldeia já está nesse movimento para realizar a adequação legal”, disse.


A pauta do encontro incluiu a apresentação da equipe e da proposta do encontro, explicação geral sobre o que é a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e sobre a Educação Infantil na BNCC, suas competências gerais, atividades práticas, entrega de orientações referentes as tais atividades, dinâmicas como “Fio de Aryadne”, “Teia de Aranha” e “Onde encaixa? ”, além de pausa para o café e entrega de lembranças aos participantes.



Segundo a professora da Creche Municipal Comunitária Tia Fátima, Ana Marta Moreira, a capacitação foi muito importante. “Houve uma reformulação da Base Curricular e por isso tive interesse em participar do curso, pois precisamos aprender as novas informações e conhecimentos. Vai ser de muita valia para o nosso crescimento profissional”, declarou.