Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Caravana Rio Criativo chega a São Pedro da Aldeia

Por Gabrielly Costa em 29/08/2017
Imagem da Notícia: O primeiro dia de oficinas culturais da Caravana Rio Criativo em São Pedro da Aldeia reuniu, nesta terça-feira (29), participantes do município e de toda a região fluminense. Para a abertura, foram oferecidas palestras gratuitas sobre “Mídias Sociais” e “Modelo de Negócios”. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e conta com o apoio da Prefeitura aldeense. Mais de 60 pessoas participaram do evento, que continua nesta quarta (30) e quinta-feira (31), a partir das 9h, na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos.

O primeiro dia de oficinas culturais da Caravana Rio Criativo em São Pedro da Aldeia reuniu, nesta terça-feira (29), participantes do município e de toda a região fluminense. Para a abertura, foram oferecidas palestras gratuitas sobre “Mídias Sociais” e “Modelo de Negócios”. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e conta com o apoio da Prefeitura aldeense. Mais de 60 pessoas participaram do evento, que continua nesta quarta (30) e quinta-feira (31), a partir das 9h, na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos.


 

Em seu discurso, o vice-prefeito Mauro Lobo agradeceu a equipe da Caravana e a todos que participaram do evento. “São Pedro da Aldeia está se tornando a cidade da arte e da cultura. É um grande prazer receber toda a Região dos Lagos nesse evento tão importante. Nosso município está no caminho certo, sendo abençoado de diversas formas”, comentou.


 

A programação do dia teve início com a oficina “Mídias Sociais”, ministrada pelo jornalista Júlio Trindade. Contando com uma metodologia dinâmica, que permitiu a interação da plateia durante a palestra, o consultor abordou as características do trabalho, componentes de planejamento, ferramentas para auxílio, exemplos do que não fazer e cases de sucesso, além da elaboração de conteúdo nas diversas plataformas de mídias sociais.


 

Secretário de Estado de Cultura, André Lazaroni destacou a importância do empreendedorismo na economia estadual. “A economia criativa é uma das prioridades da nossa plataforma de trabalho, porque é o nosso talento. Buscamos sempre esse diálogo entre o interior e a capital, então, fico muito feliz em ver essa casa cheia e constatar que a Caravana está se tornando cada vez mais um evento regional. Gostaria de agradecer a hospitalidade da Prefeitura, é um prazer estar em São Pedro da Aldeia”, declarou.


 

Encerrando o primeiro dia da Caravana em terras aldeenses, Leo José falou sobre “Modelo de Negócios”. O público foi formado por participantes de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Iguaba Grande, Araruama, Búzios, Saquarema, Rio das Ostras, Macaé e Silva Jardim. As inscrições para as oficinas podem ser feitas na hora e todos os participantes recebem certificado. 


 

Secretária Adjunta de Cultura, Edlúcia Marques se mostrou contente com o sucesso do Rio Criativo no município. “Tenho certeza que serão dias muito proveitosos para todos os aldeenses e demais convidados. É com muito orgulho que damos, mais uma vez, visibilidade ao micro e pequeno empreendedor local, com esses cursos que elevarão sua renda, criatividade e seu sustento no decorrer da crise”, afirmou.



A Caravana tem como objetivo fomentar a economia criativa na região das Baixadas Litorâneas e oferece oficinas gratuitas de gestão cultural com profissionais renomados. A Incubadora Rio Criativo, do Governo do Estado, viaja para um dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro uma vez por mês levando seu evento itinerante e atendendo às demandas locais dos empreendedores culturais, a fim de provocar articulações, fortalecer ideias e possibilitar a criação de redes.


 

Também prestigiaram o evento o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, o subsecretário de Esporte e Lazer, Thiago Costa, e autoridades dos municípios de Cabo Frio e Saquarema.  A Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos está localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no centro da cidade, ao lado da Guarda Municipal.



Confira a seguir a programação da Caravana Rio Criativo:



·         Quarta-feira (30/08)

Oficinas

9h às 13h – Oficina de Elaboração de Projetos com Rafael Vieira

14h às 18h – Oficina de Captação de Recursos com Rafael Vieira


 

·         Quinta-feira (31/08)

Oficinas

9h às 13h – Financiamento Coletivo com Felipe Caruso

14h às 18h – Planejamento Estratégico com Alessandro Valério