400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

“CarnAldeia” é aberto com Cordão da Bola Preta e blocos de rua

Por Gabrielly Costa em 14/02/2015
Imagem da Notícia: A abertura oficial do carnaval de São Pedro da Aldeia foi repleta de muita alegria, samba no pé e diversão. O primeiro dia da Festa de Momo aldeense atraiu milhares de foliões de todas as idades para as ruas da cidade. A abertura da festa no Centro ficou por conta da tradicional banda do Cordão da Bola Preta, um dos mais antigos blocos de rua do Brasil. A folia também tomou conta do bairro São João, com o desfile do bloco “Cupido”, e das principais ruas do centro da cidade com os blocos “Donzelas” e “Sou Tainha, Já Fui Piranha”. O Prefeito Cláudio Chumbinho, a primeira dama e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho; o secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esporte, Edmilson Bittencourt; a secretária de Turismo, Cultura e Lazer, Sandra Coelho; o secretário de Urbanismo e Habitação, Wilmar Mureb; e demais autoridades acompanharam o primeiro dia do Carnaval aldeense.

A abertura oficial do carnaval de São Pedro da Aldeia foi repleta de muita alegria, samba no pé e diversão. O primeiro dia da Festa de Momo aldeense atraiu milhares de foliões de todas as idades para as ruas da cidade. A abertura da festa no Centro ficou por conta da tradicional banda do Cordão da Bola Preta, um dos mais antigos blocos de rua do Brasil. A folia também tomou conta do bairro São João, com o desfile do bloco “Cupido”, e das principais ruas do centro da cidade com os blocos “Donzelas” e “Sou Tainha, Já Fui Piranha”. O Prefeito Cláudio Chumbinho, a primeira dama e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho; o secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esporte, Edmilson Bittencourt; a secretária de Turismo, Cultura e Lazer, Sandra Coelho; o secretário de Urbanismo e Habitação, Wilmar Mureb; e demais autoridades acompanharam o primeiro dia do Carnaval aldeense.



“Foi uma grande festa. Abrimos o carnaval com chave de ouro. O carnaval aldeense como sempre é a festa da família.  Todos se divertem com tranquilidade e segurança, pelo ao menos, é isso que queremos oferecer”, disse o Prefeito Cláudio Chumbinho.



Secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esporte, Edmilson Bittencourt fala sobre as expectativas para o evento. "Tudo foi planejado com bastante cuidado pelo Prefeito Cláudio Chumbinho e pelos secretários das pastas envolvidas direta ou indiretamente. Demos início às festividades de Carnaval com o show maravilhoso do Cordão da Bola Preta e as expectativas são grandes para todos os cinco dias de folia. Desejamos que seja um excelente carnaval, que tudo ocorra na maior paz, com as famílias curtindo a nossa festa nas praias, nas praças e nos bairros", disse.



A abertura do “CarnAldeia” marcou a primeira apresentação da banda do Cordão da Bola Preta em terras aldeenses. No repertório, sucessos antigos do carnaval como “Me dá um dinheiro aí”, “Cachaça não é água”, “Cabeleira do Zezé”, “Maria sapatão”, “Marcha do remador (Se a canoa não virar)” e a famosa “Marcha do Cordão do Bola Preta” não deixaram ninguém parado. 



Com um vasto repertório de marchinhas, a banda atraiu milhares de pessoas à Praça da Matriz. A animação era tanta que um dos membros da banda chegou a cantar em meio ao público em diversos momentos.



"Já toquei em São Pedro da Aldeia sem ser com o Cordão da Bola Preta e fui muito bem acolhido. A população sabe brincar carnaval, o pessoal daqui é maravilhoso. Viemos para abrir o carnaval da cidade, porque a função do Bola Preta é fazer as pessoas felizes, deixando que elas se divirtam a vontade e com muita paz no coração. O bloco está celebrando 97 anos, então todos os trabalhos estão sendo realizados com uma satisfação muito grande", disse Luiz Alvarenga, o maestro da banda.



A sexta-feira de carnaval também foi bastante animada no São João com o bloco “Cupido”, que abriu a programação de blocos de rua na cidade. Empolgando os moradores do bairro e arredores, o desfile foi conduzido por trio elétrico e comandado pela Mc Maysa. Com o tema “Meu cupido falou que me ama", o bloco fez a festa na praça e na principal rua do bairro. Já na concentração, além da madrinha de bateria, os foliões encontraram muita animação ao som do axé e do funk.



"A comunidade pediu uma atração para esse ano e nós conseguimos trazer a MC Maysa Abusada, buscando interagir não só com os moradores, mas também com os bairros vizinhos. O bloco 'Cupido' celebra cinco anos e eu só tenho a agradecer à Prefeitura de São Pedro da Aldeia e ao Prefeito Cláudio Chumbinho pelo apoio e pela força que nos dão”, declarou o  presidente do bloco, Douglas Moretti.


 


Com o tema “Mulher Maravilha e Liga da Justiça”, o bloco “Donzelas” levou centenas de pessoas para a concentração na Praça Hermógenes Freire da Costa. Dando continuidade às festividades no Centro, o bloco desfilou ao som de vários sucessos no melhor estilo micareta. Fechando com chave de ouro o primeiro dia de festa aldeense, o bloco “Sou Tainha, Já Fui Piranha” também foi conduzido por trio elétrico e arrastou centenas de pessoas desde a sua concentração na Rua João Martins, ao som de samba próprio e bateria.



Morador do Rio de Janeiro, André Carlos fala sobre a festa. “Esse é o terceiro ano que passo o Carnaval em São Pedro da Aldeia e não poderia estar mais feliz. Para mim, a festa da cidade é a melhor da região. Venho sempre com os meus amigos, porque nos divertimos com muita segurança e tranquilidade. A Prefeitura da cidade está de parabéns pela organização”, declarou.



As celebrações do “CarnAldeia” continuam neste sábado (14) com festividades nos bairros Praia Linda, Porto da Aldeia, Ponta do Ambrósio, Centro e na Praia do Sudoeste. No palco principal, montado em frente à Praça da Matriz, será a vez da banda MD3 agitar os foliões. Confira a programação:


 

SÁBADO 14/02

13h – 15h: Tamarineiro (Bairro Praia Linda)

13h30 – 15h: Unidos da Pitória (Bairro Porto da Aldeia)

15h – 19h: Trio Elétrico (Bairro Praia Linda)

15h – 16h30: Rubro Negro (Bairro Porto da Aldeia)

17h – 19h: Aperta que dá (Praia do Sudoeste)

19h – 21h: Vai kem ker (Praia do Sudoeste)

22h – 23h30: Vai quem quer (Bairro Ponta do Ambrósio)

22h30 – Banda MD3 (Praça da Matriz – Centro)

23h00 – 00h: Da Paz (Centro – Praça Hermógenes Freire)

00h15 – 02h30: Trêm das Sequelas (Centro – Praça Hermógenes Freire)

 

DOMINGO 15/02

12h – 15h: Carrapeta (Bairro Baixo Grande)

13h30 – 15h30: Das Piranhas (Bairro Porto da Aldeia)

15h30 – 17h30: Ipê (Bairro Porto da Aldeia)

18h – 20h: Pescou na Proa (Bairro Baleia)

20h – 22h: Trio Elétrico (Praia do Sudoeste)

21h30 – 23h30: Camisolas (Centro – Rua João Martins)

22h – 00h: Boi bandido (Bairro Poço Fundo)

22h30 – Banda Armasamba (Praça da Matriz – Centro)

00h – 01h30: Aldeia Diversidade (Centro – Terminal)

 

SEGUNDA-FEIRA 16/02

13h30 – 15h: Unidos da Pitória (Bairro Porto da Aldeia)

15h30 – 17h30: Do Sol (Bairro Poço Fundo)

17h – 20h: Nosso Boi é Bom (Bairro Vinhateiro)

18h – 20h: Aperta que dá (Praia do Sudoeste)

20h – 22h: Vai kemker (Praia do Sudoeste)

20h30 – 22h: Trêm das Sequelas (Bairro Estação)

22h30 – Banda Nós na Fita (Praça da Matriz – Centro)

22h30 – 00h: Da Paz (Centro – Praça Hermógenes Freire)

 

 

TERÇA-FEIRA 17/02

13h30 – 15h30: Das Piranhas (Bairro Porto da Aldeia)

15h40 – 17h40: Ipê (Bairro Porto da Aldeia)

17h40 – 20h40: Império do Boqueirão (Praia do Sudoeste)

20h30 – 22h30: Azul e Branco (Bairro Baixo Grande)

22h30 – Banda Sambariê (Praça da Matriz – Centro)

21h – 23h: Trio Elétrico (Bairro Poço Fundo)

00h – 01h30: Aldeia Diversidade (Centro – Terminal)

 

BLOCO DOS BONECÕES E MATINÊ

De sábado (14/02) à Terça (17/02), das 18h às 20h: Matinê (Praça da Matriz – Centro)

De sábado (14/02) à Terça (17/02), das 20h às 22h: Bonecões (Casa de Cultura – Centro)