Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Casa do Papai Noel encanta crianças e adultos em São Pedro da Aldeia
RSS
Por Mônica Marins em 10/12/2013

 Toda iluminada e com ornamentos típicos do natal, a casa do Papai Noel,  em São Pedro da Aldeia, já atraiu mais  de duas mil pessoas. Crianças e adultos fizeram questão de tirar fotos enquanto visitavam a casa do bom velhinho.  Com cores fortes e iluminação colorida, a casa encanta e diverte. A Casa do Papai Noel está localizada no Centro Histórico de São Pedro da Aldeia e poderá ser visitada diariamente das 17 às 22 horas, com entrada franca. A exposição prosseguirá até o dia seis de janeiro de 2014, exceto nos dias 25 e 31 de dezembro.

A casa do Papai Noel, q tem vários ambientes: logo na chegada é possível ver a enorme cadeira onde ele fica sentado, perto da lareira. Uma árvore de natal cheia de presentes envoltos em papéis brilhosos adorna a sala de estar. Um painel com o rosto alegre do bom velhinho enfeita uma das paredes e todo mundo tira uma foto com esse painel de fundo.

 

 

Além da sala de estar a oficina do Papai Noel com as ferramentas e os brinquedos que ele confeccionou para distribuir no natal fazem a imaginação voar. Brinquedos de verdade como balanços e carrinhos proporcionam muita alegria para as crianças. Outra novidade é a mesa de jantar da casa do Papai Noel: impecavelmente arrumada para a noite de natal, a mesa é um diferencial.

Para organizar tudo isto a equipe da subsecretaria de Cultura precisou de três meses. Desde a criação até a concretização do projeto foram 12 horas de trabalho por dia.  A casa e todos os móveis e brinquedos foram confeccionados utilizando compensado, tinta e tecido basicamente. Este ano a novidade ficou por conta da ornamentação na parte externa da casa a fim de atrair a atenção de quem passa na rua.

Além da Casa do Papai Noel, foram feitas também as ornamentações temáticas das ruas do Centro da cidade e da Praça da igreja Matriz.  Visando trazer as alegorias do natal para o contexto local, o artista Flávio Rangel inovou: em um dos enfeites o trenó do Papai Noel foi transformado em canoa e as renas são peixes.

De acordo com o artista plástico Flávio Rangel, autor da obra, a ideia era criar o clima de natal na cidade e deixar as pessoas felizes. Para ele o maior problema foi a falta de tempo: “Mesmo com pouco tempo, foi possível aprontar tudo para o dia da inauguração, mas para o artista a obra nunca está pronta”, disse Flávio.  Ao ver a casa lotada no fim de semana, Flávio afirma que sentiu uma sensação de satisfação e do dever cumprido: “Foi emocionante ver aquela gente toda admirando o nosso trabalho e isso recompensador”, disse o artista.

Para o coordenador de eventos da subsecretaria de Cultura, Luiz Antônio Alves o resultado foi positivo porque a equipe se empenhou totalmente para que tudo fosse feito com perfeição. O diretor de Cultura Geraldo Ferreira explicou que a Casa do Papai Noel superou todas as expectativas em número de público e em criatividade e beleza.  Segundo Geraldo uma senhora moradora da cidade expressou de forma simples e objetiva o sentimento de todos: “A cidade voltou a brilhar”. Para o diretor é exatamente isto que a exposição vem proporcionar, aos munícipes e visitantes de cidades adjacentes, a oportunidade ao adulto de se reencontrar com as suas lembranças e à criança de garantir o seu direito de vivenciar a fantasia, a alegria e o encantamento do espírito natalino.

 

 

                                 

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086