Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Centro de Especialidades Odontológicas aldeense atende mais de mil pessoas por mês
RSS
Por Gabrielly Costa em 27/08/2014

São Pedro da Aldeia dispõe de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que atende cerca de 1.800 pessoas por mês. A equipe de especialistas é formada por 19 cirurgiões dentistas e atende qualquer morador da cidade que seja encaminhado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e, em alguns casos especiais, pelo serviço do Pronto Socorro Municipal. O Centro de Especialidades está preparado para oferecer à população, no mínimo, diagnóstico bucal com ênfase no diagnóstico e detecção de câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia e atendimento aos portadores de necessidades especiais. Em São Pedro da Aldeia, são oferecidos ainda os serviços de Pediatria, Cirurgia Bucomaxilofacial, Ortodontia e Ortopedia Facial. Os tratamentos realizados pelo CEO aldeense são totalmente gratuitos. Centro de Especialidades Odontológicas de São Pedro da Aldeia funciona por meio de uma parceria entre Município, Estado e Governo Federal. O CEO localiza-se à rua Duque de Caxias, nº 130, Centro, e funciona de segunda à sexta, das 7h às 16h. Os pacientes de posse do encaminhamento, a Guia de Referência, devem se dirigir ao CEO para agendar sua consulta de acordo com a especialidade referenciada, portando cartão do SUS e cópia do RG. Vale lembrar, que o Pronto Socorro da cidade dispõe de um pronto-atendimento odontológico 24h.



Secretária de Saúde, Dra. Isaura Maria se mostra satisfeita com o trabalho realizado no CEO. "O Centro de Especialidades Odontológicas é um centro de referência, onde estão os especialistas do município. Nós temos o dentista clínico, que faz o atendimento de maneira geral nas unidades de saúde, e no CEO são atendidas as pessoas que precisam do especialista. O investimento na Saúde tem sido uma das grandes prioridades do Prefeito Cláudio Chumbinho, o trabalho no CEO está sendo realizado com satisfação", disse.



O CEO conta com quatro consultórios e uma equipe de 19 cirurgiões dentistas especializados, formada por 04 Cirurgiões Bucomaxilofacial, 02 Periodontista, 03 Endodontistas, 04 Odontopediatras, 01 Radiologista, 01 Clínico Geral com especialidade em atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais, 01 Clínico Geral com especialidade em patologia orofacial, 02 Ortodontistas e 01 Clínico Geral, tendo ainda 01 Técnico em Prótese e 06 Auxiliares em Saúde Bucal. Cada profissional tem a sua agenda individual e a marcação de consulta pode ser feita durante o horário de funcionamento do CEO, estando de posse do encaminhamento. O Centro de Especialidades aldeense atende a qualquer paciente, adultos, crianças, idosos, gestantes, pacientes especiais, respeitando suas prioridades e necessidades.



O CEO de São Pedro da Aldeia oferece ainda o Programa para Odontologia Infantil para atendimento de Ortodontia e Ortopedia facial. Coordenadora de Saúde Bucal do Município, Sonia Marques, discorre sobre a ação.



“Esse Programa é destinado para crianças de 0 a 10 anos de idade, oriundas da Rede Pública Municipal. As crianças portadoras da má-oclusão dental de hábitos viciosos deletério, respirador Bucal, são encaminhadas para serem avaliadas e selecionadas a receber o tratamento pelos profissionais especialistas. Essa seleção dos pacientes obedece a critérios técnicos, observados pelos profissionais. O tratamento Ortodôntico e Ortopédico funcional é inteiramente gratuito aos pacientes selecionados, mas os responsáveis arcam com os custos dos exames radiográficos específicos e indispensáveis ao tratamento. O CEO de São Pedro da Aldeia tem mais de 1.500 crianças atendidas, sendo que desse total, temos 220 crianças com aparelhos instalados e mais 500 em acompanhamento para eliminação de hábitos”, explicou.



Moradora do bairro Campo Redondo, Renata Verculano é uma das pacientes do Centro. “Eu vim para o CEO com encaminhamento da unidade de saúde do meu bairro e já me trato aqui há mais de um ano. Gosto muito do atendimento e a equipe está de parabéns. Meu filho de 13 anos também se trata aqui. Meu marido já está cuidando dos dentes em Campo Redondo e vai vir para cá com encaminhamento. É muito importante a Prefeitura oferecer esse tipo de serviço, porque ajuda aqueles que não podem pagar por um tratamento assim”, falou.



Os Centros de Especialidades Odontológicas são estabelecimentos de Saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). É uma continuidade do trabalho realizado pela rede de Atenção Básica e Estratégia de Saúde da Família. Os profissionais da Atenção Básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento os centros de especialidades apenas em casos mais complexos.


  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086