400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Cidades que ganharão o cinema serão anunciadas pela Cultura do Estado no dia 31

Por Luana Macêdo em 23/07/2013
Imagem da Notícia: Na disputa para ser contemplada com o programa do governo Federal, “Cinema da Cidade”, São Pedro da Aldeia terá que aguardar mais alguns dias até o anúncio oficial das cidades que receberão o cinema. Na última segunda-feira (22), a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, promoveu uma reunião interna sobre o programa, mas só vai anunciar as cidades que venceram a seleção no dia 31 de julho. São Pedro da Aldeia está concorrendo com mais vinte uma cidades, apenas duas vão ser escolhidas.

 

Na disputa para ser contemplada com o programa do governo Federal, “Cinema da Cidade”, São Pedro da Aldeia terá que aguardar mais alguns dias até o anúncio oficial das cidades que receberão o cinema.  Na última segunda-feira (22), a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, promoveu uma reunião interna sobre o programa, mas só vai anunciar as cidades que venceram a seleção no dia 31 de julho.  São Pedro da Aldeia está concorrendo com mais vinte uma cidades, apenas duas vão ser escolhidas.


Confiante em um desfecho positivo para o município aldeense, a Secretária de Projetos, Cláudia Magalhães, afirmou que a partir da reunião interna no Governo do Estado, as novas sedes dos cinemas serão anunciadas no fim do mês.



“Vamos aguardar até o dia 31 de julho, quando oficialmente será feito o anúncio de quais cidades vão receber o cinema. São Pedro da Aldeia está concorrendo com outros vinte um municípios, dessa lista duas cidades vão ganhar o cinema. Espero que possamos estar entre elas”, disse a Secretária.  


É válido lembrar, que na última sexta-feira (19), o Prefeito Cláudio Chumbinho recebeu representantes da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), para avaliar o terreno de 1500m², ao lado do Teatro Municipal, destinado para a instalação do primeiro cinema da cidade.



O Projeto “Cinema da Cidade”, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o Ministério da Cultura (MinC), a  Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e a Caixa Econômica Federal, tem como objetivo implantar salas de exibição em municípios de pequeno e médio porte (entre 20.000 mil e 100.000 mil habitantes) que não contam com cinemas em funcionamento.


A estrutura prevê a construção de salas de projeção digital, adaptáveis para tecnologia 3D, com capacidade de 100 a 200 lugares, sala para exposições culturais, multiuso, café e bombonier. Para a instalação do cinema, haverá entre o município e o Estado um acordo de cooperação, onde o Governo Estadual invista na construção e o município ceda apenas a localidade.