Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Começa Campanha de Multivacinação Infantil em São Pedro da Aldeia
RSS
Por Raíra Morena em 26/08/2013

Segue, até a próxima sexta-feira (30), a Campanha de Multivacinação Infantil em São Pedro da Aldeia. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, somente no primeiro dia de mobilização, no último sábado (24), mais de três mil crianças foram atendidas nos 24 postos de saúde e na policlínica do município. A campanha tem como objetivo atualizar a caderneta de vacina de crianças menores de cinco anos de idade. O funcionamento dos postos é das 8h às 17h. Somente as localidades de Três Vendas, Orquídeas e Parque Arruda não estão oferecendo a vacinação.

 

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Ângela Maria Cerqueira, no primeiro dia de campanha, a maior procura foi pela aplicação das doses de reforço na faixa etária de quatro anos de idade. “No primeiro dia, conseguimos suprir 100% da demanda para todas as vacinas do calendário básico infantil. Dessas, a tríplice viral teve, de maneira geral, maior procura. Esperamos, até o final da campanha, alcançar a nossa meta de atualizar a caderneta de, pelo menos, 95% do público alvo em São Pedro da Aldeia”, disse. Durante a campanha, profissionais de saúde da policlínica do centro realizaram atividades lúdicas com as crianças. A expectativa, segundo o Ministério da Saúde, é de que 14 milhões de crianças sejam vacinadas em todo o Brasil.

A coordenadora aproveitou para destacar a importância da adesão da população à campanha. “O objetivo dessa mobilização nacional é melhorar a cobertura vacinal no público infantil, através da imunização das crianças nesta faixa etária, além de colocar em dia o Cartão de Vacina. Por isso, é muito importante que os pais ou responsáveis levem as crianças à unidade com a caderneta infantil em mãos, para que os profissionais de saúde possam avaliar se o esquema de cada imunização está em dia. A atualização do Cartão é de extrema importância para nossas crianças, que precisam crescer saudáveis e protegidas das doenças”, ressaltou.

Na ação estão sendo oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Ângela lembrou ainda que, mesmo após o término do período de campanha, as vacinas de rotina continuarão sendo aplicadas diariamente nos postos de saúde do município. “A campanha vai até sexta-feira, mas quem precisar tomar alguma vacina, mesmo após a campanha, pode se encaminhar ao posto”, disse.

Crianças com quadro de infecções agudas e febre acima de 38º C, com imunodepressão congênita ou adquirida (como Aids), ou que estejam se submetendo a quimioterapia e apresente alergia grave a um dos componentes da vacina não devem ser vacinadas. Em caso de dúvida, os pais devem procurar a orientação de um médico.

Confira a lista dos postos de saúde que estão disponibilizando as vacinas:

 


  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086