400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Começa I Festa do Peão Boiadeiro em São Pedro da Aldeia

Por Raíra Morena em 07/09/2013
Imagem da Notícia: Começou, nesta sexta-feira (06), a I Festa de Peão Boiadeiro de São Pedro da Aldeia. O evento é uma realização da Prefeitura, através das Secretarias de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda e Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A festa segue durante todo o sábado (07) e domingo (08) no Polo Rural, na Estrada da Cruz. Na noite de abertura, nesta sexta, muita emoção e adrenalina na 1ª etapa do rodeio, com montarias em touros e cavalos, show pirotécnico e animação de arena. Na programação musical, destaque para as atrações gospel com a dupla sertaneja "Os Levitas", Zé da Viola, Ministério Altos Louvores e Daniel Carvalho, do Ministério Apascentar. O evento contou ainda com praça de alimentação, parque de diversões e mais de 30 barracas, entre estandes e tendas, para venda de produtos, roupas e acessórios. O Prefeito Cláudio Chumbinho, junto da primeira-dama, Ester Marques, acompanhou de perto todas as atrações. O evento também foi prestigiado pela Prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães, secretários, vereadores, entre outras autoridades municipais.

Começou, nesta sexta-feira (06), a I Festa de Peão Boiadeiro de São Pedro da Aldeia. O evento é uma realização da Prefeitura, através das Secretarias de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda e Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A festa segue durante todo o sábado (07) e domingo (08) no Polo Rural, na Estrada da Cruz. Na noite de abertura, nesta sexta, muita emoção e adrenalina na 1ª etapa do rodeio, com montarias em touros e cavalos, show pirotécnico e animação de arena. Na programação musical, destaque para as atrações gospel com a dupla sertaneja "Os Levitas", Zé da Viola, Ministério Altos Louvores e Daniel Carvalho, do Ministério Apascentar.  O evento contou ainda com praça de alimentação, parque de diversões e mais de 30 barracas, entre estandes e tendas, para venda de produtos, roupas e acessórios. O Prefeito Cláudio Chumbinho, junto da primeira-dama, Ester Marques, acompanhou de perto todas as atrações. O evento também foi prestigiado pela Prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães, secretários, vereadores, entre outras autoridades municipais.


Sob o comando da Companhia de Rodeio Marco Timóteo, a competição foi a grande atração da noite de abertura. A arena de rodeio, de 35 metros quadrados, contou com sistema de som, iluminação e show pirotécnico, além arquibancadas com capacidade para seis mil pessoas. Mais de 60 pessoas estiveram envolvidas na montagem da mega estrutura. Não faltou emoção e adrenalina na disputa do rodeio. Ao todo, 20 cowboys de diferentes Estados e regiões participaram da primeira etapa do torneio em duas categorias: montaria em touros e montaria em cavalos. De Barretos-SP, o locutor Ted Viana deu um show a parte na arena. 


Há 20 anos a frente da Companhia, que já rodou grandes Estados como Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, Marco Timóteo falou sobre a experiência de se apresentar na cidade pela primeira vez. "Para mim está sendo um privilégio muito grande estar aqui. Estamos em São Pedro da Aldeia desde 2004  e essa é a primeira oportunidade que nós tivemos de mostrar o nosso trabalho na I Festa do Peão Boiadeiro. Já me sinto um aldeense", disse o piracicabano. 


A disputa do estilo cutiano (montaria em cavalos) terminou empatada entre os dois melhores peões da noite: Wanderson, de Bom Jesus do Norte-ES e Valdeci, de Casimiro de Abreu-RJ, com 74 pontos cada, seguidos por Jonas, de Itaguaí (73), Wellington, de Campos (70), Renato, de Tanguá (62) e Victor, de Cambucí, com 60 pontos. Na categoria montaria em touros, a melhor pontuação da noite ficou com o cowboy Lucas, de Campos, com 75 pontos. Em segundo lugar, Carlos, de Cardoso Moreira (68), seguido por José Carlos, de Cachoeira do Itapemirim (67) e Vinícius, de Rio Bonito, que marcou 65 pontos. O rodeio contou com o apoio da Polícia Militar, equipe de primeiros socorros e ambulância UTI.

Prestigiando a festa, a Prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães, se mostrou feliz em participar do evento. "Estou muito honrada de estar aqui e feliz com essa atitude do Prefeito Cláudio Chumbinho em valorizar o Polo Rural. Os nossos municípios tem muita área rural e as pessoas gostam muito de rodeio e desse tipo de evento, inclusive eu e meu marido somos grandes apreciadores. Eu me sinto muito em casa aqui porque, afinal de contas, Iguaba Grande é filha de São Pedro da Aldeia. Então para mim, é uma alegria muito grande. Parabéns ao Prefeito Cláudio Chumbinho por essa grande festa", disse. 


Durante toda a noite, o público pode aproveitar as apresentações musicais gospel no palco principal, o parque de diversões e muita gastronomia. Bebidas, comidas, artigos femininos, masculinos e acessórios foram vendidos no local. Brinquedos como Bailarina, Surf, Rotor, Bate-bate, Pula-pula, estande de fotos infantis, além das barraquinhas de lanche,  garantiram a diversão de crianças, jovens e adultos. 


Abrindo a grade musical da noite, da Assembleia de Deus do bairro Ponta do Ambrósio, José da Conceição, o Zé da Viola, deu um show de sertanejo gospel. Em seguida, foi a vez dos irmãos Levitas Flávio e Hélio subirem ao palco. Com 18 anos de carreira e 14 CDs lançados, a dupla sertaneja relembrou sucessos antigos. "Estar em São Pedro da Aldeia nessa grande festa, adorando a Deus e recebendo o amor e o carinho desse público, é uma alegria muito grande para nós. Estamos impressionados com o trabalho muito bem feito, a organização e a estrutura monumental. É o que todo o cantor e adorador com certeza espera. É muito mais emoção do que a gente esperava. A Prefeitura está de parabéns", destacou Flávio. 

Composto por Sandro Santus, Dinho Becker, Vanderson Souza e Tiago Estrela, o grupo referência no cenário gospel dos anos 80, Ministério Altos Louvores, deu continuidade à programação. "Para nós, estar nesse evento podendo louvar ao Senhor é uma benção muito grande. Parabéns à Prefeitura pela estrutura muito bem montada e, antes de mais nada, por essa noite de glorificação do nome do Senhor. Isso é muito importante. Esperamos estar aqui outras vezes", disse Sandro. 

Fechando a noite de adorações, Daniel Carvalho, membro do Ministério de Louvor Toque no Altar, da Igreja Ministério Apascentar de Nova Iguaçu. O cantor trouxe para São Pedro da Aldeia a turnê que levou o nome de seu atual trabalho, "Deus Pode Tudo", sucesso que tem percorrido todo o Brasil e terras internacionais. "Venho sempre à São Pedro da Aldeia, tenho muitos amigos aqui e também acompanho outros ministérios. Posso expressar minha alegria de voltar à cidade nesse grande evento. É muito importante quando a Prefeitura dá a oportunidade para o povo evangélico participar. Dentro de nós há uma expectativa de que as pessoas vão sair desse lugar transformadas por Deus", disse Daniel Scooby. 

O evento contou com a presença de agentes de fiscalização da Secretaria de Urbanismo, Polícia Militar, Guarda Municipal, Brigada de Incêndio e equipes de Saúde e Assistência Social, prestando atendimentos ao público. A tenda da Secretaria de Saúde foi equipada com kits completos de primeiros socorros e quatro macas. No local, dois médicos, duas enfermeiras, três técnicos de enfermagem, um maqueiro e uma ambulância UTI estiveram de plantão durante toda a noite, sem nenhuma grande intercorrência. O serviço de identificação de crianças com pulseirinhas coloridas, realizado pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, também funcionou durante toda a noite.

Tópicos: Polo Rural , Festa do Peão Boiadeiro , Rodeio