Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Começou o “Março Mulher” em São Pedro da Aldeia
RSS
Por Renata Souza em 14/03/2014
O “Março Mulher” segue nos dias 17 e 26 de março nos  Centros de Referências das Assistências Sociais (CRAS). Já no dia 28 de março, haverá a culminância na Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, com diversas atividades especiais voltadas para o público feminino. O evento começou nessa quinta-feira (13). Os CRAS  do Morro dos Milagres e Rua do Fogo foram os primeiros a receber o ciclo de palestras, consultoria de beleza, pré- marcação de exames, entre outros. A programação é em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e é realizado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Saúde. 


Somente no CRAS do Morro do Milagre, 20 mulheres foram atendidas pela ginecologista e Subsecretária de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Isaura Maria Silva. Foi feito o pré-agendamento de exames de mamografia e preventivo.

A Secretária da pasta, Ester Chumbinho, participou do evento e ficou satisfeita com o resultado. “É gratificante ver como o público feminino reage ao receber informações tão importantes para o nosso cotidiano. Através das palestras, estamos informando as mulheres como lidar em situações de violências diversas. Já com a consultoria de beleza, ensinamos a usar a maquiagem de forma correta, o que levantou a autoestima de muitas participantes. Esse é só o início do nosso trabalho em benefício da mulher”, disse.

A primeira palestrante, a psicóloga Vanessa Mendes Mariana, da Secretaria Especializada da Mulher de Cabo Frio, abordou temas como a Lei Maria da Penha, violência contra a mulher, entre outros. Já a enfermeira Liliane Gonçalves falou, dentre outros assuntos, da higiene pessoal e a prevenção contra o câncer de mama. A consultora de beleza, Fernanda Ventura, maquiou as mulheres e explicou como fazer uma maquiagem adequada para cada ocasião.


A manicure Renata Bernado, ficou impressionada com o resultado da maquiagem. “Eu não sabia que os produtos usados, de maneira correta, poderiam mudar tanto a pessoa. Estou linda”, disse.

 O “Março Mulher” segue abordando temas como planejamento familiar, violência doméstica, DST/Aids, prevenção ao câncer de mama e orientações sobre a rede de serviços de saúde municipal. O ciclo de palestras vai percorrer os seis CRAS do município, sempre nos períodos da manhã, às 9h, e tarde, a partir das 14h. Na sexta-feira (17), a manhã de atividades será no CRAS do Balneário e, no período vespertino, no bairro São João. Encerrando o ciclo de palestras, no dia 26 de março será a vez do Alecrim receber as ações pela manhã e, a partir das 14h, na unidade do bairro Porto da Aldeia. 

Todas as explanações serão feitas por profissionais da saúde e pelas assistentes sociais Ludmila Pereira, Lívia Guimarães e Denise Santos, com enfoque em temáticas como violência doméstica e ações preventivas. Vale lembrar que os agendamentos para os exames especializados term como referência as unidades de saúde dos bairros da área de abrangência de cada CRAS.



  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086