Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Comemorações marcam reinício da pesca em São Pedro da Aldeia
RSS
Por Renato Silveira em 01/11/2013

As comemorações do reinício das atividades pesqueiras na Lagoa de Araruama, após três meses de defeso, que aconteceram nesta sexta-feira (1º), na sede da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos de São Pedro da Aldeia, reuniram, como afirmou o secretário de Estado de Ambiente Carlos Minc, uma “biodiversidade humana”. O prefeito e residente do Consórcio Ambiental Lagos São João, Cláudio Chumbinho, foi um dos primeiros a chegar. Também estiveram presentes quase todos os secretários municipais.  Estavam por lá pescadores, Guardas Ambientais dos cinco municípios do entorno da lagoa (além de São Pedro da Aldeia; Cabo Frio, Arraial do Cabo, Iguaba Grande e Araruama), policiais do 25º Batalhão e da Unidade de Polícia Ambiental (Upam), ambientalistas, funcionários públicos municipais, do Estado e populares. Todos festejando o sucesso do histórico primeiro defeso das espécies da lagoa.

 

 

“Essa “biodiversidade” é que garante o sucesso do trabalho. E o defeso das espécies da lagoa é uma prova disso” afirmou Minc.

 

 

Os festejos começaram, na verdade, à meia noite de quinta-feira (31), quando as comunidades pesqueiras realizaram uma queima de fogos para marcar a virada. Nesse momento já existiam pescadores na lagoa, que ao primeiro sinal, lançaram a rede para capturar peixes, que segundo o responsável pela Câmara Técnica de Pesca do Consórcio Ambiental Lagos São João, Francisco Guimarães, o Chico Pescador, com peso de 30% a 40% maior do que no início do defeso.

 

“Temos, nesse primeiro dia de retorno da pesca, uma boa quantidade de tainha e o camarão, que ainda deve crescer mais nas próximas semanas” anunciou.

 

 

O Prefeito e Presidente do Consórcio Ambiental Lagos São João, Cláudio Chumbinho, parabenizou a todos os envolvidos no sucesso do defeso e lembrou que o período foi um desejo do próprio pescador.

 

 

“O que fizemos aqui foi garantir que a vontade de vocês fosse cumprida e que o defeso fosse o sucesso que foi. Todos estão de parabéns, o Governo do Estado, que nos apoiou com a Upam, as prefeituras, do Consórcio Ambiental, as Guardas Ambientais, os pescadores e a população que entendeu a importância da paralisação e nesse período consumiu apenas pescados marítimos” afirmou.

 

 

Para a secretária de Ambiente aldeense, Adriana Saad, o maior saldo positivo desses três meses de intenso trabalho foi à união da equipe e dos municípios.

 

 

“Trabalhamos muito para garantir o sucesso desse defeso e isso só foi possível à união mostrada por nossa Guarda Ambiental, o Departamento de Pesca, enfim, toda a equipe da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos. Sem falar na parceria com os outros municípios” afirmou.

 

 

Ao final da cerimônia, foram entregue condecorações a todos  os representantes das Guardas Ambientais dos cinco municípios e da Upam.

 

 

Além da secretária Adriana Saad, estiveram presentes os secretários de Governo, Edmilson Bittencourt; de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu; de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt, de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação , Sandra Coelho; de Administração, Antônio Carlos Teixeira; de Gestão Estratégica, Paulo César; de Urbanismo, Berland e de Projetos, Cláudia Magalhães. Também marcaram presença os vereadores André de Gilson, Franklin da Escolinha e Adalberto Amaral, além do vereador cabofriense Eduardo Kita.

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086