400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Congresso Conhecer supera expectativas de participantes de educadores aldeenses

Por Mônica Marins em 24/09/2013
Imagem da Notícia: A expectativa era grande. Na quinta-feira (19) à noite, dois ônibus lotados partiram de São Pedro da Aldeia para o Congresso Conhecer. O destino era a cidade de Aracruz, no Espírito Santo. Antes de partir, dois professores, representando todo o grupo, falaram de suas expectações: a professora Carla Cardoso Rodrigues, da Escola Municipal Menino Jesus enfatizou a troca de conhecimento como objetivo principal: “Espero adquirir e trocar conhecimentos, visto que o professor necessita acompanhar a evolução educacional de forma criativa, lúdica e de acordo com a vivência do discente”, disse a professora.

A expectativa era grande. Na quinta-feira (19) à noite, dois ônibus lotados partiram de São Pedro da Aldeia para o Congresso Conhecer. O destino era a cidade de Aracruz, no Espírito Santo. Antes de partir, dois professores, representando todo o grupo, falaram de suas expectações: a professora Carla Cardoso Rodrigues, da Escola Municipal Menino Jesus enfatizou a troca de conhecimento como objetivo principal: “Espero adquirir e trocar conhecimentos, visto que o professor necessita acompanhar a evolução educacional de forma criativa, lúdica e de acordo com a vivência do discente”, disse a professora.

O professor Pedro Paulo de Santana Filho, da Escola Municipal Dulce Jotta de Souza, também prestou o seu depoimento: “Esta é a oportunidade de ter um novo processo de educação na aprendizagem. Espero trazer novos conhecimentos para o grupo da minha escola. Desejo que este seja um novo marco para o nosso trabalho na educação de São Pedro da Aldeia”, afirmou ele.

 Noventa e seis profissionais da educação, entre eles o secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), Evaldo Bittencourt e as subsecretárias Fátima Motta e Edlúcia Marques, representaram o município de São Pedro da Aldeia no maior congresso de educação no Brasil. O clima de alegria contagiante tomou conta do ambiente e deu o tom da viagem que foi longa.

A participação dos profissionais da educação no Congresso Conhecer foi mais uma ação de formação continuada, com o objetivo de qualificar, aprimorar e atualizar os servidores da Rede Municipal de Ensino. O evento foi além das expectativas dos educadores de São Pedro da Aldeia, que participaram ativamente da programação proposta pelos organizadores do evento, nos três dias previstos (sexta-feira, sábado e domingo), com aproveitamento de informações, troca de experiências entre colegas de localidades diversas e contatos com instituições educacionais.

De acordo com a subsecretária de Educação Fátima Motta, o ponto alto do evento ficou por conta da integração entre os colegas, do empenho na participação da programação, pontualidade, alegria e valorização da ação. Ela explica: “Tivemos a preocupação em acolher carinhosamente nossos professores e deixá-los à vontade”, disse Fatinha. O objetivo foi alcançado: diversos professores fizeram questão de agradecer publicamente a acolhida da equipe da secretaria. Foi o caso da professora Elizângela Abreu Pereira Lima, da Creche Tia Fátima: ela elogiou a equipe da SECEL pela organização e a oportunidade proporcionada aos servidores da educação, de participar de um evento tão importante.

Já a coordenadora do PNAIC, Elisângela Regueira,  ficou emocionada com a recepção preparada pelo secretário e pelas subsecretárias. Ela conta: “Foi muito importante chegar de uma viagem longa e ser recebida com tanto carinho pela equipe da SECEL. Além da atenção e organização durante a viagem, quando recebemos um kit com nossos lanches , fomos recebidos no SESC com uma surpresa muito delicada: cada pessoa tinha em seu aposento, uma lembrança personalizada, feita pela SECEL. Foi marcante”, disse a coordenadora.

Para a Coordenadora de Formação Continuada da SECEL, Monique Sampaio, participar do evento foi de expressiva valia na atualização de conhecimentos, planejamento de ações e políticas públicas, com vislumbramento de possibilidades, com vistas à melhoria da educação municipal. Ela explicou: “Participamos de palestras importantes como: Professores: parem de falar mal da rotina, com Elisa Lucina e Educação, cultura, tecnologia e humanização: senhas para um desenvolvimento sustentável na década da educação no Brasil, com Cesar Nunes, entre outras”, disse a coordenadora.

O secretário Evaldo Bittencourt avaliou a participação da SECEL no evento: “Todas as etapas do Congresso Conhecer proporcionaram aos educadores aldeenses uma riqueza de possibilidades de aprendizado e de intensa integração. O retorno do grupo bem motivado e com ideias inovadoras às escolas, com certeza irá impactar na qualidade da educação”, disse o secretário.