400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Construção da orla de São Pedro da Aldeia segue a todo vapor

Por Gabrielly Costa em 15/06/2015
Imagem da Notícia: A construção da orla de São Pedro da Aldeia, uma iniciativa da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação, continua avançando. Com o assentamento de manilhas de um metro e meio, a equipe está preparando o local para dar início à construção do primeiro quiosque do calçadão no começo da orla. Além disso, a área já recebeu cerca de 600m de gabião, uma estrutura de contenção mais prática e segura. Caracterizada como um espaço destinado ao lazer, caminhadas e gastronomia, a construção compreende os trechos da orla entre os bairros Centro e Estação. A obra da orla aldeense é fruto de convênio celebrado com o Governo do Estado, pelo programa Somando Forças. O secretário das pastas, Wilmar Mureb, acompanhou as intervenções.

A construção da orla de São Pedro da Aldeia, uma iniciativa da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação, continua avançando. Com o assentamento de manilhas de um metro e meio, a equipe está preparando o local para dar início à construção do primeiro quiosque do calçadão no começo da orla. Além disso, a área já recebeu cerca de 600m de gabião, uma estrutura de contenção mais prática e segura. Caracterizada como um espaço destinado ao lazer, caminhadas e gastronomia, a construção compreende os trechos da orla entre os bairros Centro e Estação. A obra da orla aldeense é fruto de convênio celebrado com o Governo do Estado, pelo programa Somando Forças. O secretário das pastas, Wilmar Mureb, acompanhou as intervenções.



"Essa obra é uma grande conquista para São Pedro da Aldeia. A construção da orla sempre foi um sonho de todos aldeenses e o nosso Governo em parceria com o Governo Estadual está tornando isso realidade”, disse o Prefeito Cláudio Chumbinho. 



De acordo com o projeto básico e inicial, criado pela Secretaria de Urbanismo e Habitação, a orla receberá um calçadão arborizado e iluminado com 1.550m de extensão, que dará continuidade ao calçamento de pedras portuguesas já instalado na cidade. Caracterizando-se como um espaço de lazer, o trecho contará com quiosques, bancos, postes de iluminação indireta voltada para o calçadão e a praia, bicicletário, pergolados, cestas de lixo, rampas para possibilitar o acesso à praia e plantio de árvores.



Secretário de Urbanismo e Habitação, Wilmar Mureb explica o serviço. “Esse ponto de drenagem no início da orla já estava previsto no projeto inicial. Estamos trabalhando de forma mais detalhada agora para termos uma infraestrutura adequada em beira de lagoa, já que a contenção que existia naquele ponto não era muito satisfatória. Hoje, a ação está sendo feita de forma que haja uma proteção maior para o calçadão e tudo aquilo que ficará em cima dele. Vários fatores podem afetar a estrutura, como a movimentação da água, por isso, a obra está sendo muito bem feita para que não dê nenhum tipo de prejuízo no futuro. A drenagem está sendo realizada com colchão de pedra para o assentamento de manilhas de um metro e meio para uma vazão mais adequada naquele ponto. Estamos preparando essa saída de drenagem, o que pode acontecer em outros lugares a diante”, disse.