400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Construção da unidade de saúde do Parque Arruda recebe serviços de acabamento

Por Raíra Morena em 12/11/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação em parceria com o Governo Federal, está avançando com as obras de construção da nova Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Parque Arruda. As intervenções no prédio, que compreende uma área de mais de 290m², estão em fase de acabamento, recebendo serviços de revestimento de piso e paredes. A obra está sendo realizada com recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) como resultado de um pacote de convênios recuperados pelo município, em um investimento de mais de R$ 500 mil.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação em parceria com o Governo Federal, está avançando com as obras de construção da nova Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Parque Arruda. As intervenções no prédio, que compreende uma área de mais de 290m², estão em fase de acabamento, recebendo serviços de revestimento de piso e paredes. A obra está sendo realizada com recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) como resultado de um pacote de convênios recuperados pelo município, em um investimento de mais de R$ 500 mil.

"Vamos entregar aos moradores do Parque Arruda e bairros vizinhos uma unidade de saúde com consultórios amplos, sala de saúde, farmácia, tudo que uma unidade deve ter para oferecer mais conforto aos pacientes. Temos que trabalhar a prevenção da saúde para não termos uma população doente", declarou o Prefeito Cláudio Chumbinho.

De acordo com o Secretário de Urbanismo e Habitação, Wilmar Mureb, a saúde preventiva é uma prioridade na gestão do Prefeito Cláudio Chumbinho. “O Prefeito sempre primou pela saúde preventiva, ou seja, tratar o cidadão aldeense de modo a evitar que ele fique doente. Esse tipo de atendimento oferecido nos postos de saúde, além de desafogar as unidades hospitalares de pronto-atendimento, é o caminho para a promoção da saúde e qualidade de vida para a população. A descentralização dos serviços de saúde só traz melhorias”, destacou.

Composto por um pavimento, o prédio conta com quatro consultórios, sendo um odontológico, um ginecológico e dois básicos, além de sala de palestras (demonstração educacional), sala de reunião, recepção, farmácia, administração, vacina, curativo, vestiário e refeitório. A arquitetura é moderna e atende às normas de acessibilidade. As intervenções atuais no local compreendem o assentamento das placas de revestimento em paredes e no piso.

Segundo a Secretária de Saúde, Isaura Ribeiro, a obra vai fortalecer a rede de saúde municipal. “O Parque Arruda precisava muito de uma unidade de saúde própria. Com essa construção, vamos ampliar e qualificar o atendimento à população nos moldes do Programa de Saúde da Família, melhorando o acolhimento aos moradores e as condições de trabalho da equipe. Será um ganho muito grande para os moradores do bairro e adjacências. Até o final do governo, a nossa meta é ter 100% da nossa população coberta com a Saúde da Família, que realiza um trabalho de prevenção”, disse.