Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Coordenador de História ministra palestra para educadores em São Pedro da Aldeia

Por Viviane Teixeira em 03/07/2015
Imagem da Notícia: O curso “Resgate da Memória Rural – Educação do Campo”, realizado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, recebeu, nesta sexta-feira dia 3 de julho, a palestra do coordenador de História da Universidade Estácio de Sá, professor Paulo Cotias, que ministrou a palestra “Oficina de Educação Patrimonial aplicado à Educação Básica”. A palestra aconteceu pela manhã e à tarde.


O curso “Resgate da Memória Rural – Educação do Campo”, realizado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, recebeu, nesta sexta-feira dia 3 de julho, a palestra do coordenador de História da Universidade Estácio de Sá, professor Paulo Cotias, que ministrou a palestra “Oficina de Educação Patrimonial aplicado à Educação Básica”. A palestra aconteceu pela manhã e à tarde.



Paulo Cotias falou sobre a memória como forma do resgate histórico-cultural e citou São Pedro da Aldeia através da cultura do Quilombo da Caveira e dos pescadores locais. “É muito importante manter viva essa memória”, destacou.


Cotias citou também a Lei Federal nº 11.645 que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, e a dificuldade de aplicá-la em função de questões religiosas e do preconceito com estas culturas: “Na maioria das vezes é uma luta fazer com que a memória sobreviva, quando o assunto se refere à cultura afro-brasileira, principalmente, existem muitas barreiras”.



Sobre a palestra ministrada para educadores e gestores de São Pedro da Aldeia, Paulo Cotias destacou o trabalho de capacitação que vem sendo realizado pelo governo municipal:


“Parabenizo a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia, porque o tipo de qualificação profissional aplicado aqui é o que gera o maior e o melhor efeito. Apostar em temáticas importantes, sobre o dia a dia do professor, é fundamental. Sinto-me privilegiado por estar aqui e fazer parte desta grande equipe”, disse o coordenador de História.


O diretor da Escola Municipal São Francisco de Assis, Froebel Lopes, destacou a importância do curso para a aplicação de projetos na escola e para o resgate da memória local:


“O curso tem sido muito bom e vem para enriquecer ainda mais o nosso trabalho. A ideia é levar para a escola tudo o que aprendemos aqui e promover trabalhos junto aos alunos e professores. No meu caso, pretendo trabalhar o resgate do bairro Parque Arruda, através da busca por fotos, entrevista com moradores, enfim, fazer com que os alunos passem a conhecer o ambiente em que estão inseridos”.


O curso “Resgate da Memória Rural – Educação do Campo”, ministrado pela coordenadora da SEMED, Elizabeth Franco, está dividido em seis módulos, teve início no dia 27 de março e segue até 15 de setembro de 2015. Participam da capacitação professores e gestores das unidades escolares que fazem parte do Programa Escolas de Campo, formado por 11 escolas do município.