400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Coordenadores do PNAIC realizam último encontro do ano em São Pedro da Aldeia

Por Mônica Marins em 30/10/2013
Imagem da Notícia: Coordenadores e orientadores de estudo dos dezesseis municípios que compõem a Baixada Litorânea deram início nesta quarta-feira (30), em São Pedro da Aldeia, ao último Encontro de Formação 2013, do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Ministério da Educação (MEC). O evento que segue até sexta-feira (01), conta com a participação dos formadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que desde o início do ano vêm ministrando os cursos.

Coordenadores e orientadores de estudo dos dezesseis municípios que compõem a Baixada Litorânea deram início nesta quarta-feira (30), em São Pedro da Aldeia, ao último Encontro de Formação 2013,  do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Ministério da Educação (MEC). O evento que segue até sexta-feira (01), conta com a participação dos formadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que desde o início do ano vêm ministrando os cursos.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia, professor Evaldo Bittencourt fez a abertura oficial do encontro.  Ele falou da alegria de receber professores de diversos municípios, principalmente nesse momento que São Pedro da Aldeia está vivendo: “São momentos de muita felicidade por conta dos desafios.” Disse Evaldo. O secretário disse também que é um defensor do desenvolvimento regional.

Evaldo Bittencourt anunciou a confirmação do Ministério da Educação para a construção de duas creches no município, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além disso, segundo ele, o município já está inscrito no sistema para a aquisição de mais cinco creches no ano que vem. A inscrição será submetida à análise do Ministério.

O secretário concluiu fazendo uma breve reflexão. Ele citou Cecília Meireles e José Saramago e encerrou com uma pergunta: o que cada professor está construindo para o futuro?

A coordenadora do PNAIC em São Pedro da Aldeia, Elisângela Regueira apresentou um vídeo com uma retrospectiva do trabalho realizado durante o ano.  Alunos da Escola M. Antônio Rodrigues dos Santos fizeram uma homenagem aos professores: eles dançaram uma música e presentearam os professores com bombons.

A orientadora de estudo de Cabo Frio, Carmensita Vidal compôs um conto especialmente para a ocasião. Denominado “Um conto de encontros encantados”, o texto falou sobre a trajetória do PNAIC na região da Baixada Litorânea.


A coordenadora do PNAIC, do pólo Região Litorânea, Marlene Carvalho relembrou os percalços que a equipe teve no início do ano, mas segundo ela, com o apoio das secretarias de educação da região foi possível trabalhar com mais tranquilidade. Sobre o município de São Pedro da Aldeia ela disse: “Encontramos aqui em um castelo encantado. Estamos encantados com a hospitalidade e a generosidade dos aldeenses”. Disse, fazendo uma alusão ao texto da orientadora Carmensita.  A coordenadora afirmou que apesar dos percalços existentes, a equipe do PNAIC é vencedora, porque não desistiu. Ela  finalizou: “Que a nossa formação seja um sucesso e que continuemos juntas por muito tempo trabalhando pela educação de qualidade no Brasil”.

Após a retrospectiva apresentada pela equipe de formadoras da UFRJ: Vivian Portilho, Naara Castro e Adriana de Paula, os formadores seguiram para a FAETEC onde foram concluídos os estudos de 2013.

O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa tem por objetivo garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. Em São Pedro da Aldeia, 160 professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental estão sendo capacitados.