Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Cordão da Bola Preta e blocos de rua abrem o Carnaval de São Pedro da Aldeia
RSS
Por Gabrielly Costa em 06/02/2016


Sobrou animação no primeiro dia da Festa de Momo aldeense, que atraiu milhares de foliões para as ruas da cidade. A abertura oficial do carnaval contou com a disposição e o samba no pé da tradicional banda do bloco carioca “Cordão da Bola Preta”, que fez a alegria no Centro da cidade. As festividades também tomaram conta do bairro São João, com o desfile do bloco “Cupido”, do Boqueirão com o “Deixa Amor” e das principais ruas do centro com os blocos “Sou Tainha e Já Fui Piranha” e “Das Donzelas”. A programação do “CarnAldeia da Folia” continua neste sábado (06), com o desfile de oito blocos de ruas, matinê infantil, bloco dos bonecões e show artístico. O Prefeito Cláudio Chumbinho, o secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esportes, Edmilson Bittencourt, a secretária de Turismo, Cultura e Lazer, Sandra Coelho, o secretário de Saúde, Luis Claudio Sartori, e o Vereador Adalberto Amaral, entre outras autoridades, participaram do evento.



Prestigiando o primeiro dia de festa, o Prefeito Cláudio Chumbinho falou sobre a festividade. “Nosso carnaval começou, mais uma vez, com chave de ouro. A festa vai até terça-feira e esperamos que as pessoas continuem se divertindo de maneira consciente e segura. O carnaval de São Pedro da Aldeia é uma festa da família e, por isso, buscamos oferecer segurança a todos. Fico muito feliz em ver tantas pessoas se divertindo na nossa festa”, declarou. 



Atração do palco principal, a banda do “Cordão da Bola Preta” lotou mais uma vez a Praça da Matriz em sua segunda apresentação consecutiva no Carnaval da cidade. Com o repertório recheado de marchinhas e antigos sucessos do carnaval, os foliões pularam ao som das músicas “Mulata Bossa Nova”, “Aurora”, “Marcha do Remador”, “Marcha do Cordão da Bola Preta”, “Explode Coração”, “Allah-la Ô”, “Quem sabe, sabe”, “Maria Sapatão”, “Me dá um dinheiro aí”, entre outras.



Vocalista da banda, Augusto Oliveira prometeu e entregou um show repleto de alegria, diversão e muita festa. "A festa que a Prefeitura de São Pedro da Aldeia prepara é maravilhosa, o carnaval aqui é sensacional. Já vim outras vezes para a cidade e a tranquilidade que temos para curtir a festa é muito boa. O 'Cordão da Bola Preta' veio trazer alegria para a galera que veio participar dessa abertura", garantiu.



A noite também foi de muita alegria no bairro São João com o bloco “Cupido”, que abriu a programação de blocos de rua na cidade mais uma vez. Com o tema "Em ano de Olimpíadas, Cupido é campeão na arte do amor, seja ele qual for - Não ao preconceito", o bloco empolgou os moradores do bairro e arredores pelo sexto ano. O cantor aldeense Adriano Marques animou a festa, no melhor estilo micareta. "Gostaria de agradecer ao Prefeito Cláudio Chumbinho, a Liga dos Blocos e a Secretaria de Cultura por todo o apoio. Esse ano nós vamos curtir o carnaval conscientizando a comunidade", declarou o presidente do bloco, Douglas Moreth.



Também no bairro São João, a ONG Aldeia Diversidade deu início à campanha “Mutirão da Prevenção” com a distribuição de camisinhas. O objetivo é promover ações de prevenção às DST’s/Aids. A ação será realizada em todos os blocos de praia do município.



Desfilando pela primeira vez no carnaval de rua de São Pedro da Aldeia, o bloco "Deixa Amor" fez a festa no Boqueirão. Fundado há cerca de três meses, a atração contou com samba-enredo próprio e toda a diretoria presente. Dando continuidade às festividades no Centro, o irreverente bloco "Das Donzelas", um dos blocos mais tradicionais da cidade, reuniu centenas de pessoas na Praça Hermógenes Freire da Costa. Com o tema "As Paquitas", o desfile contou com sucessos da atualidade embalados por Adriano Marques e o cantor Alvinho, vocalista do grupo Nada Igual.



Outro destaque do carnaval de rua de São Pedro da Aldeia foi o bloco “Sou Tainha e Já Fui Piranha”, que arrastou centenas de pessoas desde a sua concentração na Rua João Martins. Desfilando pelo quarto ano nas ruas do Centro, o bloco entoou seu samba próprio, em prol da Lagoa de Araruama, acompanhado pelos 30 integrantes da bateria.



O secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esportes, Edmilson Bittencourt, falou sobre a expectativa para os cinco dias de folia. "É com muita alegria que o governo Cláudio Chumbinho está abrindo mais uma festa de momo. Nosso desejo é que esse seja mais um carnaval de alegria, paz, harmonia e que todas as famílias aldeenses e os nossos visitantes se divirtam bastante. Foi um trabalho árduo, que contou com semanas de planejamento envolvendo Ordem Pública, Defesa Civil, Saúde, Assistência Social, Polícia Militar e Serviços Públicos, entre outros", destacou o secretário.



Visando garantir a segurança dos foliões, a festa de momo aldeense contou com a presença de equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Defesa Civil. Uma tenda da Secretaria de Saúde foi montada na Praça da Matriz para prestar atendimentos à população, com uma equipe composta por sete pessoas, entre elas médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além da ambulância de resgate disponibilizada para casos emergenciais. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos também possui uma tenda no local para distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças de até 12 anos.



As celebrações do “CarnAldeia da Folia” continuam neste sábado (06) com festividades nos bairros Centro, Poço Fundo, Ponta da Ambrósio e nas praias da Pitória e do Sudoeste. Confira a programação: 



·         SÁBADO (06/02)

 

Unidos da Pitória – 13h30 às 15h – Praia da Pitória / Porto da Aldeia

Esquenta na Folia – 15h às 16h30 – Praia da Pitória / Porto da Aldeia

Aperta Que Dá – 17h às 19h – Xodó da Praia / Praia do Sudoeste

Vai Kem Ker – 19h às 21h – Xodó da Praia / Praia do Sudoeste

Matinê Infantil – 19h / Centro (Praça da Matriz)

Bloco dos Bonecões – 20h / Centro

Pilantras – 21h às 23h – Praça do Poço Fundo

Vai Quem Quer – 22h às 23h30 – Praça da Ponta do Ambrósio

Da Paz – 23h às 00h30 – Praça Hermógenes Freire da Costa / Centro

Trem dos Sequelas – 00h30 às 1h30 – Praça Hermógenes Freire da Costa / Centro

Show Banda Lance Maneiro – 23h / Palco Centro

 

 

 

 

·         DOMINGO (07/02)

 

Carrapeta – 12h às 15h – Campo Fut. Brasil / Baixo Grande

Piranhas – 12h30 às 15h30 – Praia da Pitória / Porto da Aldeia

Ipê – 15h40 às 17h30 – Praia da Pitória / Porto da Aldeia

Esse Boi é Bom – 18h30 às 21h – Bar do Amaral / Vinhateiro

Pescou na Proa – 19h às 21h – Sudoeste / Praia da Baleia

Matinê Infantil – 19h / Centro (Praça da Matriz)

Bloco dos Bonecões – 20h / Centro

Camisolas – 21h30 às 23h30 – Casa de Badu / Centro

Boi Bandido – 22h às 00h – Praça do Poço Fundo

Aldeia Diversidade – 00h às 1h30 – Praça Hermógenes Freire / Centro

Show Banda IBI7 – 23h / Palco Centro

 


·         SEGUNDA-FEIRA (08/02)

 

Unidos da Pitória – 13h30 às 15h – Praia da Pitória / Porto da Aldeia

Do Sol – 15h30 às 17h30 – Praia do Sol / Poço Fundo

Aperta Que Dá – 18h às 20h – Xodó da Praia / Praia do Sudoeste

Matinê Infantil – 19h / Centro (Praça da Matriz)

Bloco dos Bonecões – 20h / Centro

Vai Kem Ker – 20h às 22h – Xodó da Praia / Praia do Sudoeste

Trem dos Sequelas – 21h às 22h30 – Econômico da Estação / Centro

Vai Quem Quer – 22h às 23h30 – Praça da Ponta do Ambrósio

Da Paz – 23h às 00h30 – Praça Hermógenes Freire da Costa / Centro

Show Banda Aquarela – 23h / Palco Centro

 


·         TERÇA-FEIRA (09/02)

 

Piranhas – 13h30 às 15h30 – Praia da Pitória / Porto da Aldeia

Ipê – 15h30 às 17h30 – Praia da Pitória / Porto da Aldeia

Império – 18h às 20h30 – Bar do Genésio / Praia do Sudoeste

Matinê Infantil – 19h / Centro (Praça da Matriz)

Bloco dos Bonecões – 20h / Centro

Azul e Branco – 21h às 22h30 – Avenida do Baixo Grande

Forasteiros – 21h às 23h – Praça do Poço Fundo

Encerramento Oficial – Show Banda Nada Igual – 23h / Palco Centro

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086