400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Cores da primavera marcam “Viver Bem Feliz” no Bairro São João

Por Raíra Morena em 12/09/2013
Imagem da Notícia: A estação mais florida do ano foi lembrada com festa no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro São João na tarde desta quinta-feira (12). A unidade recebeu, pela segunda vez, o Projeto Itinerante “Viver Bem Feliz” com temática Primavera. Realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, a ação tem como objetivo promover a socialização, o resgate da autoestima e o fortalecimento de vínculos com foco no público idoso. Na programação festiva, muita música ao vivo, apresentação de usuários, lanche, atividades ao ar livre e aferição de pressão arterial.


A estação mais florida do ano foi lembrada com festa no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro São João na tarde desta quinta-feira (12). A unidade recebeu, pela segunda vez, o Projeto Itinerante “Viver Bem Feliz” com temática Primavera. Realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, a ação tem como objetivo promover a socialização, o resgate da autoestima e o fortalecimento de vínculos com foco no público idoso. Na programação festiva, muita música ao vivo, apresentação de usuários, lanche, atividades ao ar livre e aferição de pressão arterial.




A coordenadora da unidade, Marília Figueiredo, destacou a importância do Projeto como instrumento de integração social e de divulgação dos serviços oferecidos pelos CRAS do município. “Através desse projeto, temos a oportunidade de dar uma maior visibilidade ao CRAS, ao trabalho de acolhimento a famílias em situação de risco, aos serviços e ao funcionamento da unidade. Além disso, o evento tem proporcionado uma integração social muito grande, já que o projeto agrega não só os idosos, mas seus familiares, filhos e netos”, ressaltou.




Em parceria com a Secretaria de Saúde, a edição do Projeto no bairro São João também ofereceu aferição de pressão arterial a usuários e moradores. O espaço também recebeu painéis informativos sobre Combate e Prevenção a Dengue, Saúde do Idoso e do Homem, DST/Aids, Programa Hiperdia, Alimentação Saudável e distribuição de folhetos. Os trabalhos foram orientados pelo coordenador municipal dos postos de saúde, Gustavo Suarez, com apoio da acadêmica de enfermagem, Wilsiléia Lopes. 




Presente também na última edição do Projeto no Alecrim e no Parque Arruda, com o “CRAS Cidadão”, a equipe de Saúde tem intensificado as ações junto à Assistência Social. “A parceria com a Assistência Social tem contribuído para uma maior aproximação da população, além da oportunidade de divulgar ações de prevenção a doenças e promoção à saúde. Estar presente nos bairros, conhecendo melhor as demandas e aprimorando esse contato, é muito importante”, destacou Gustavo.




Usuária do CRAS e moradora do bairro Jardim Primavera há oito anos, a dona de casa Jociely Reis aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Eu acho muito importante essa comunicação mais próxima com a população. Muitas pessoas nem sabem que esse serviço existe e que está disponível no município, com várias atividades tanto para a criança, jovem e adolescente, até o idoso. Com certeza, o evento tem chamado a atenção das pessoas para o CRAS, ao mesmo tempo levando diversão e lazer para o bairro”, disse.

Tópicos: Bairro São João , Idosos , Integração Social , Projeto Viver Bem Feliz , Vínculos Comunitários , Socialização