400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Country é tema de festa no CRAS do Balneário das Conchas nessa quinta

Por Raíra Morena em 08/08/2013
Imagem da Notícia: O clima caipira tomou conta do CRAS do Balneário das Conchas na tarde dessa quinta-feira (08). Realizado pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, o Projeto Itinerante “Viver Bem Feliz”, destinado aos idosos, chegou à unidade levando muita música ao vivo, dança e atividades recreativas. E, para complementar a festa, a unidade realizou a segunda confraternização do ano com tema country. A programação, recheada de apresentações artísticas de usuários e pratos típicos, atraiu pessoas de todas as idades.

O clima caipira tomou conta do CRAS do Balneário das Conchas na tarde dessa quinta-feira (08). Realizado pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, o Projeto Itinerante “Viver Bem Feliz”, destinado aos idosos, chegou à unidade levando muita música ao vivo, dança e atividades recreativas. E, para complementar a festa, o CRAS realizou a segunda confraternização do ano com tema country. A programação, recheada de apresentações artísticas de usuários e pratos típicos, atraiu pessoas de todas as idades.

  

Para a coordenadora da unidade, Damaris Martins, os objetivos foram atingidos. “Nosso principal objetivo era promover a integração social, reunindo não somente os idosos, mas pessoas de todas as idades para essa grande festa. Nossa intenção foi aproximar os moradores do CRAS, divulgar, mostrar a importância dos nossos serviços e proporcionar um momento de lazer, de alegria e de entretenimento para a população. Para nós, é gratificante ver o quanto os nossos usuários, de idosos a crianças, se sentem valorizados no CRAS, participando da vida em comunidade”, disse.

Comandado pelo professor de música Luiz Mello, o Luizinho, o Grupo de Violão infantil encantou a todos resgatando as raízes culturais nordestinas. As apresentações não pararam por aí. Esbanjando muita alegria, o coral de idosos “Esperança” homenageou o compositor Luiz Gonzaga e encantou com interpretações de canções populares brasileiras consagradas. Todas as músicas tiveram acompanhamento instrumental de atabaque, violão e teclado.

Luizinho aproveitou a ocasião para destacar a importância do CRAS como uma porta de entrada para o desenvolvimento da cultura e da educação no município. “O CRAS também é um pouco escola. É onde se promove uma cultura da educação permanente, do aprendizado continuado e do convívio social. É o acesso à cultura e à cidadania à disposição da população”, ressaltou. Ao final das apresentações, foi a vez do músico Adriano Marques agitar a festa com repertório animado e diversificado.

O espaço recebeu decoração especial alusiva ao country, com direito a mesa de doces, bolos, tortas e quitutes típicos. Paineis e ambientes temáticos também compuseram a ornamentação. Na programação infantil, pula-pula e brinquedos entretiveram a criançada.

A aposentada Margarida Siqueira, de 61 anos, é usuária ativa do CRAS. Integrante do coral “Esperança”, dona Margarida fez questão de destacar os benefícios de participação nas atividades da unidade. “A cada apresentação nossa, para mim, é muita emoção. Depois que eu entrei no coral, em fevereiro, minha vida melhorou muito. Eu me sinto muito bem, minha respiração melhorou e aqui eu fiz novos amigos. Também participo da ginástica, faço alongamentos e caminhadas. Minha saúde melhorou muito desde então”, disse.

 

Quem também percebeu os reflexos das atividades socioeducativas do CRAS no dia a dia foi a aposentada Sandra Emília Scaramella. Para ela, que há seis anos mora sozinha no Balneário das Conchas, o ingresso na unidade representou uma mudança de vida. “Eu estava em depressão, passando por muitos problemas pessoais. Entrar no CRAS foi a melhor coisa que eu fiz. Aqui eu me sinto bem, minha qualidade de vida melhorou muito e hoje eu sou outra pessoa. Para mim está sendo muito bom”, disse a aposentada, que compareceu acompanhada pelo filho mais velho. O evento contou com a presença da coordenadora municipal de Habitação, Deny Caetano, da assessora técnica da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Cláudia França e da coordenadora do CRAS da Rua do Fogo, Isabel Cristina.


Tópicos: Festa Country , Projeto Viver Bem Feliz , CRAS Balneário das Conchas