Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

“Cras Cidadão” movimenta comunidade escolar do bairro Retiro

Por Raíra Morena em 14/04/2015
Imagem da Notícia: A terça-feira (14) foi de muita animação, informação e serviços gratuitos para os moradores do bairro Retiro e adjacências. Durante toda a manhã e tarde, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou o projeto “Cras Cidadão”. A ação, que aconteceu na Escola Municipalizada do Retiro, atraiu dezenas de alunos, pais e membros da comunidade escolar da localidade. A programação incluiu palestras, orientações sociais, atendimento jurídico, requerimento de isenção para segunda via de documentos, aferição de pressão arterial, recadastramento no CADÚnico, informações sobre programas sociais, como o Bolsa Família e o Programa Minha Casa Minha Vida, cadastramento de candidatos para o Pronatec Jovem Aprendiz e captação de currículos para as vagas de trabalho intermediadas pelo Balcão municipal de Empregos. A mobilização contou com a participação da Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, da diretora de Direitos Humanos, Alba Guimarães e do assessor de Gestão da Pessoa Idosa, Vinícius Lavalle.

A terça-feira (14) foi de muita animação, informação e serviços gratuitos para os moradores do bairro Retiro e adjacências. Durante toda a manhã e tarde, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou o projeto “Cras Cidadão”. A ação, que aconteceu na Escola Municipalizada do Retiro, atraiu dezenas de alunos, pais e membros da comunidade escolar da localidade. A programação incluiu palestras, orientações sociais, atendimento jurídico, requerimento de isenção para segunda via de documentos, aferição de pressão arterial, recadastramento no CADÚnico, informações sobre programas sociais, como o Bolsa Família e o Programa Minha Casa Minha Vida, cadastramento de candidatos para o Pronatec Jovem Aprendiz e captação de currículos para as vagas de trabalho intermediadas pelo Balcão municipal de Empregos. A mobilização contou com a participação da Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, da diretora de Direitos Humanos, Alba Guimarães e do assessor de Gestão da Pessoa Idosa, Vinícius Lavalle.

De acordo com a primeira-dama e Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, o evento tem como objetivo promover a cidadania e a inclusão social. “Estamos muito felizes com a participação dos pais, responsáveis e alunos nas edições do ‘Cras Cidadão’. Esta é a segunda escola para a qual estamos levando esse projeto itinerante, que reúne diversão, informação e diversos atendimentos nas áreas de Trabalho e Renda, Direito, Educação e Saúde. A área social é uma das grandes preocupações do Prefeito Cláudio Chumbinho e temos recebido uma resposta muito positiva da população. Agradeço às secretarias e instituições parceiras, que muito contribuem para o sucesso dessa ação”, destacou.

Para a diretora da unidade escolar, Maria Helena de Melo, a parceria com a Assistência Social só traz benefícios para os moradores. “Para nós é uma alegria muito grande receber esse projeto. É uma forma de atrair os pais, de trazer a comunidade para dentro da escola. São serviços importantes que, através dessa ação, se tornam muito mais acessíveis. É muito bom ver essa motivação e a participação dos moradores”, disse a diretora da escola, que atualmente atende a 187 alunos, do 1° ao 9° ano.

Um dos mais procurados, o evento ofereceu o cadastramento de jovens, entre 14 a 24 anos, para os cursos do Pronatec Jovem Aprendiz, além da captação de currículos de candidatos as vagas de trabalho intermediadas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda.  Mais de 30 jovens tiveram seus dados pessoais recolhidos pelo chefe do Balcão de Empregos, Renato Fortes.

No local, os moradores também foram beneficiados pela Fundação Leão XIII com a isenção do pagamento de taxas referentes à emissão de segunda via de documentos, como certidões de nascimento, casamento e registro civil. A programação ofereceu ainda palestra sobre “Prevenção de Quedas e Fraturas na Terceira Idade”, ministrada pelo fisioterapeuta da rede e professor universitário, Rafael Barreto. Abordando os principais riscos domiciliares à saúde do Idoso, o palestrante estará ainda em mais dois eventos do “Cras Cidadão”, nos bairros Botafogo e Praia Linda. “Violência Contra a Mulher” e “Prevenção de Acidentes Domésticos” também foram temáticas abordadas pelos profissionais da Cruz Vermelha Brasileira, filial aldeense, tendo à frente os gestores dos departamentos de Ação Social, Marcos Arruda e de Primeiros Socorros, André Luiz da Silva, além da psicóloga da instituição, Euziane Batalha.

Mais de 40 crianças e adolescentes receberam orientações sobre saúde bucal, técnicas de escovação, higiene, uso de fio dental, além da aplicação de flúor, sob coordenação do dentista do posto de saúde do Retiro, Francisco de Assis, acompanhado da auxiliar de saúde bucal, Fátima Helena do Carmo. A programação infanto-juvenil incluiu também pula-pula e atividades físicas. A animação musical ficou por conta do cantor Adriano Marques, com repertório diversificado e hits internacionais de sucesso. A ação também incluiu entrega de material informativo, aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica e almoço para os participantes.

Cerca de 40 profissionais estiveram envolvidos na organização do evento, entre técnicos e gestores das secretarias de Educação, Saúde e Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, órgãos e instituições sociais parceiras. Somente do CRAS do bairro Morro do Milagre, mais de 10 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, orientadores sociais e auxiliares, participaram da organização.

Segundo a coordenadora do CRAS Morro do Milagre, Carla Barbosa, a intenção foi aproximar os moradores dos atendimentos essenciais oferecidos pela rede. “A escola é área de abrangência do CRAS, mas temos certa dificuldade em atender por conta da distância, das limitações do transporte coletivo, enfim, do difícil deslocamento dos moradores. Por isso a importância de trazer esse projeto até a comunidade, que ainda é muito carente desses serviços. Algumas dessas ações nós oferecemos no CRAS, como os encaminhamentos, os atendimentos jurídico e social, CADÚnico e informações sobre programas sociais, como o Família Acolhedora. No entanto, através dessa ação, trazemos também outros atendimentos úteis nas áreas de saúde, educação e trabalho. Tivemos uma parceria muito boa com a escola, as igrejas e com a Associação dos Moradores, todos trabalhando juntos pelo êxito desse evento”, destacou.

Participando do dia de atividades, a autônoma Carla de Fátima Ribeiro elogiou a mobilização promovida na escola dos filhos Diogo e Tiago, de 8 e 12 anos de idade. “Foi uma benção essa oportunidade que a Prefeitura nos deu, se preocupando em ajudar o povo do Retiro. A gente precisava muito, com certeza é uma ajuda muito grande. Uma vez por ano eu preciso fazer a atualização do meu cadastro no CADÚnico e já estava vencendo. Graças à essa ação, eu consegui fazer o meu recadastramento sem precisar gastar dinheiro com passagem até o Centro”, disse a moradora.


Confira o cronograma do “CRAS Cidadão” nas escolas aldeenses:


- Escola Municipal Flonete Alexandrino da Silva

Bairro: Poço Fundo

Data: 29/04 – das 9h às 16h

 

- Escola Municipal Maria Celeste de Campos

Bairro: Baixo Grande

Data: 06/05 – das 9h às 16h

 

- Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira

Bairro: Botafogo

Data: 12/05 – das 9h às 16h

 

- Escola Municipal Maria da Glória S. Motta

Bairro: Praia Linda

Data: 27/05 – das 9h às 16h