O projeto CRAS Cidadão, que promove atividades nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), movimentou os bairros Porto da Aldeia, Mossoró, Poço Fundo, Sudoeste e Baleia. Mais de uma centena de pessoas lotaram a mais nova unidade do CRAS, para receber os mais diversos tipos de atendimento.
A secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Sandra Coelho, a Sandra de Badú, afirmou estar emocionada com o resultado do trabalho.
“Esse CRAS do Porto da Aldeia tem menos de um mês de funcionamento e é muito bom ver todos chegando, buscando os nossos serviços” afirmou
A coordenadora do CRAS Porto da Aldeia, Valéria Santos, complementou as palavras da secretária.
“Estamos começando aqui um trabalho que ainda vai ter muito mais abrangência. As pessoas começaram a procurar a unidade e em alguns cursos não há mais vagas” festejou.
Para o aposentado Jair Vieira, morador do Porto da Aldeia, a unidade CRAS do Porto da Aldeia já começou a cumprir sua função.
“É muito bom existir esse trabalho aqui, porque temos muitos problemas sociais e trazer atividades, principalmente para os jovens e idosos, evita que coisas mais sérias aconteçam” afirmou.
Durante o evento, o serviço de documentação da Fundação Leão XIII emitiu documentos de identidade, certidão de nascimento e casamento. Em parceria com outros CRAS do município, também teve música ao vivo, dança para idosos, apresentação de capoeira, plantão de atendimento psicossocial e jurídico, corte de cabelo, aferição de pressão arterial e cadastramento no programa social do Bolsa Família.
Na programação infantil, muita diversão para a garotada com o pula-pula, brinquedoteca e oficina de contação de histórias. Também aconteceram palestras sobre higiene bucal, Saúde e Meio Ambiente, que foram ministradas por representantes da secretarias de Saúde e do Ambiente, Lagoa e Pesca.
Além da secretária Sandra Coelho, prestigiaram o CRAS Cidadão o vice-prefeito Iédio Rosa, os vereadores aldeenses Zezinho e André de Gilson e o vereador do Rio de Janeiro, Marcelo Piuí.