Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

CRAS do Porto da Aldeia realiza palestra sobre abuso e exploração sexual infantil

Por Leandra Costa em 26/05/2017
Imagem da Notícia: Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Palmiro Gomes, do bairro Porto da Aldeia, promoveu nesta sexta-feira (26) uma palestra com o tema “Faça Bonito”, na Escola Municipalizada José Guimarães, também no bairro Porto da Aldeia. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Palmiro Gomesdo bairro Porto da Aldeia, promoveu nesta sexta-feira (26) uma palestra com o tema “Faça Bonito”, na Escola Municipalizada José Guimarães, também no bairro Porto da Aldeia. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.



A palestra contou com a participação da psicóloga do CRAS Ana Paula que, de forma lúdica e participativa, abordou os alunos, de oito a 12 anos do período da manhã, numa roda de conversa informal. Inicialmente, foi apresentado um desenho de aproximadamente 20 minutos sobre o assunto.  “O vídeo é exibido exatamente para fazer as crianças pensarem sobre o assunto e depois interagirmos de forma espontânea e leve sobre as características da exploração. A mensagem que queremos passar é que elas não podem se culpar em caso de violência sexual e que precisam falar e não guardar segredo”, declarou a psicóloga.



Também presente no encontro, a coordenadora do CRAS, Valéria dos Santos Cardim, explicou a importância de se falar sobre o tema, que é considerado um tabu, com as crianças e toda família. “Não podemos fingir que não existe e conversando com todos da família, inclusive com as crianças, poderemos combater qualquer tipo de abuso sexual”, ressaltou. Ainda de acordo com a coordenadora, está previsto o agendamento de outros eventos na escola para um público de faixa etária menor.



Para a diretora adjunta da escola, Márcia Lima, o evento foi muito produtivo. “Quando exploramos um tema com a criança na escola, ela vai refletir e conversar sobre o assunto. Ela se sente mais segura para falar e passa a ter confiança, porque muitas vezes, a criança se culpa por ser violentada”, destacou.



O evento faz parte das atividades de conscientização realizadas pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia em prol do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes instituído pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000. Desde sua criação, entidades ligadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes promovem por todo Brasil atividades que visam conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual