400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

CRAS do Porto da Aldeia recebe ação pelo combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Por Gabrielly Costa em 23/05/2016
Imagem da Notícia: Dando continuidade às ações de conscientização em prol do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou uma roda de conversa e dinâmica com os jovens do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Palmiro Gomes, no bairro Porto da Aldeia nesta segunda-feira (23). A mobilização é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, que passará por todos os CRAS do município durante o mês de maio.

Dando continuidade às ações de conscientização em prol do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou uma roda de conversa e dinâmica com os jovens do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Palmiro Gomes, no bairro Porto da Aldeia nesta segunda-feira (23). A mobilização é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, que passará por todos os CRAS do município durante o mês de maio.


Participaram do evento, que abordou a violência e exploração sexual com adolescentes, os jovens que fazem parte do grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da unidade. Na ocasião, um mural sobre o tema produzido pelos usuários da brinquedoteca e crianças da ONG Casa de Apoio Semente do Amanhã foi exposto na unidade.



 “Nossa ação é referente ao mês em que é lembrada a violência sexual contra crianças e adolescentes, são nesses momentos que a gente pode reunir crianças e adolescentes que frequentam nossa unidade e ter essa conversa mais séria com eles. Os jovens que participam da nossa oficina de capoeira assistiram com bastante atenção à palestra da psicóloga e da assistente social de nossa unidade”, disse a coordenadora do CRAS, Valéria Santos.


Acompanhando as atividades do Centro, a coordenadora da Proteção Básica e Especial, Wânia Arruda, falou sobre a iniciativa. “Estamos realizando essa ação em todos os equipamentos. É de suma importância que as crianças sejam orientadas sobre o tema e saibam como fazer para denunciar, seja ligando para o ‘Disque 100’ ou entrando em contato com o CRAS, CREAS e o Conselho Tutelar. Temos que acabar de uma vez por todas com a violência contra crianças e adolescentes”, afirmou.


Celebrado em 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000. Desde sua criação, entidades ligadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes promovem por todo Brasil atividades que visam conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.


Confira a programação das unidades do município:

 

- CRAS São João (dia 24/05, às 9h30)

Programação: Mobilização na Praça do bairro São João com os pais e as crianças da brinquedoteca, com a equipe técnica do equipamento 

 

- CRAS Balneário (dia 24/05 às 9h)

Programação: Roda de Conversa com os adolescentes sobre o combate a exploração Sexual de Crianças e Adolescentes  

 

- CRAS Alecrim (dia 25/05, às 15h)

Programação: Roda de conversa sobre o combate a exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na Escola Municipal São Francisco de Assis, no bairro Parque Arruda.