400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

CRAS do Porto da Aldeia recebe ações em prol do Outubro Rosa

Por Raíra Morena em 23/10/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promoveu, durante a manhã desta quinta-feira (23) no CRAS do bairro Porto da Aldeia, mais uma ação em prol da saúde das mulheres aldeenses. Como parte da programação do Outubro Rosa, o evento ofereceu café da manhã, aferição de pressão arterial, palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, sorteio de brinde, entrega de informativos, orientações sobre o auto exame das mamas, agendamento de exames clínicos, além de recadastramento do Cartão SUS. Os atendimentos foram prestados em parceria com a Unidade Básica de Saúde do bairro, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), da Escola Técnica de Enfermagem aldeense (Unienf Lagos) e da Associação das Amigas da Mama. Nesta sexta-feira (24), a partir das 9h, será a vez do CRAS do Balneário das Conchas receber a mobilização.

             A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promoveu, durante a manhã desta quinta-feira (23) no CRAS do bairro Porto da Aldeia, mais uma ação em prol da saúde das mulheres aldeenses. Como parte da programação do Outubro Rosa, o evento ofereceu café da manhã, aferição de pressão arterial, palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, sorteio de brinde, entrega de informativos, orientações sobre o auto exame das mamas, agendamento de exames clínicos, além de recadastramento do Cartão SUS. Os atendimentos foram prestados em parceria com a Unidade Básica de Saúde do bairro, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), da Escola Técnica de Enfermagem aldeense (Unienf Lagos) e da Associação das Amigas da Mama. Nesta sexta-feira (24), a partir das 9h, será a vez do CRAS do Balneário das Conchas receber a mobilização.

       Coordenador do CRAS, Igor Fernandes ressaltou a importância da iniciativa da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, em promover a programação de alerta e conscientização à população. “É de suma importância promovermos esse evento. O Outubro Rosa é apenas um marco, uma data comemorativa para que esse tema não caia em esquecimento, mas esse alerta deve permanecer por todo ano, de janeiro a janeiro, porque o câncer de mama não escolhe um mês. Gostaria de agradecer à Prefeitura, à Secretária Ester Chumbinho, que tem dado todo o apoio às ações, além da parceria com as instituições de ensino”, destacou.

Na ocasião, o enfermeiro-chefe da UBS do Porto da Aldeia, Nairton Silva, promoveu uma palestra sobre o câncer de mama e câncer do colo uterino. No local também foram feitos o recadastramento do Cartão SUS, agendamento de preventivo e encaminhamento para marcação de mamografia. Ao todo, 15 estudantes da Unief Lagos aferiram a pressão das usuárias, distribuíram panfletos, exibiram cartazes e forneceram orientações sobre o câncer de mama, fatores de risco e auto exame das mamas.

Professora do curso de Enfermagem da Unienf Lagos, Sulamita dos Santos destacou a parceria com o Poder Público. “Essa é a primeira vez que participamos com a Escola em um evento do Outubro Rosa dentro do CRAS. Fomos convidados pela UBS e estamos muito felizes com essa parceria, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Para os nossos alunos, é de extrema importância esse contato direto com a população. É uma excelente oportunidade para colocar em prática toda a teoria aprendida em sala de aula. Está sendo muito gratificante e proveitoso para todos”, disse.

Usuária da oficina de ginástica do CRAS há quase um ano, Maria Dolores Lopes elogiou a ação. “Estou gostando muito. Para nós aqui do CRAS é muito importante esse contato com os profissionais da área, para tirar dúvidas, esclarecer e informar melhor a população. O câncer é uma doença perigosa, devemos estar atentos, pois o quanto antes se descobrir melhor”, disse a costureira.

Para o evento, o CRAS contou com decoração especial, além do simbólico laço rosa. Houve ainda sorteio de kit de beleza para as participantes. A coordenadora municipal da Proteção Básica e Especial, Wânia Arruda, compareceu à mobilização, representando a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho. 

A grande caminhada de encerramento do Movimento Outubro Rosa em São Pedro da Aldeia está confirmada para o dia 30 de outubro, com a presença do Movimento “Se Toca” e da Associação das Amigas da Mama. A concentração será às 15h na Praça da Matriz, em frente à Igreja, no Centro da cidade.

Tópicos: Outubro Rosa