Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

CRAS Morro do Milagre realiza batizado do grupo de capoeira
RSS
Por Raíra Morena em 18/03/2015

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e o CRAS do Morro do Milagre, realizou, nesta quarta-feira (18), o segundo batizado e troca de cordas dos alunos da oficina de capoeira. Cerca de 30 crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participaram do evento, acompanhadas de pais e responsáveis. A entrega das cordas e certificados foi feita pelo instrutor de capoeira da unidade, Geraldo de Oliveira, o Mestre Neguinho, com a presença da coordenadora Carla Barbosa, além da equipe técnica.



Considerado um momento honroso para o capoeirista, o batizado consiste numa roda de capoeira solene e festiva, na qual alunos novos recebem a primeira corda e os demais podem passar para graduações maiores, com cordas de cores diferentes. 



“Os alunos participantes estão recebendo aulas de capoeira desde o início do ano e vem se apresentando nas atividades realizadas pelos CRAS. As oficinas de capoeira têm o objetivo não só de ocupar a criança e o jovem com a atividade saudável, mas promover a valorização da convivência em grupo e a capacidade de lidar com os limites e a disciplina”, ressaltou a coordenadora da unidade.



Em 2008, a Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo Iphan, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro. Em novembro do ano passado, a Roda recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.



Além do grupo de capoeira, o CRAS do Morro do Milagre também oferece oficinas de brinquedoteca, música e grupo de Idosos. 



“Nas oficinas são trabalhados temas socioeducativos voltados à realidade dos participantes, bem como o fortalecimento de vínculos, e tem por objetivo a constituição de um espaço de convivência e cidadania. A proposta é desenvolver o protagonismo e a autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses e potencialidades de cada faixa etária”, finalizou. As atividades no CRAS incluem ainda passeios, exercícios físicos e atendimentos sociais.


   




  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086