400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

CRAS Rua do Fogo realiza ação especial em homenagem ao Dia da Mulher

Por Raíra Morena em 10/03/2015
Imagem da Notícia: Dando continuidade à programação especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promoveu, durante toda a manhã desta terça-feira (10), uma série de atividades educativas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Rua do Fogo. A programação contou com palestras sobre a Saúde da Mulher, Bolsa Família e Psicologia Feminina, corte de cabelo, atendimentos sociais e café da manhã. Prestigiando o evento, estiveram presentes a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, a Subsecretária, Olívia Sá, a diretora de Direitos Humanos, Alba Guimarães, além da coordenadora da unidade, Isabel Cristina. O CRAS do bairro Alecrim será o próximo a receber a ação, nesta quarta-feira (11), a partir das 9h.

Dando continuidade à programação especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promoveu, durante toda a manhã desta terça-feira (10), uma série de atividades educativas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Rua do Fogo. A programação contou com palestras sobre a Saúde da Mulher, Bolsa Família e Psicologia Feminina, corte de cabelo, atendimentos sociais e café da manhã. Prestigiando o evento, estiveram presentes a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, a Subsecretária, Olívia Sá, a diretora de Direitos Humanos, Alba Guimarães, além da coordenadora da unidade, Isabel Cristina. O CRAS do bairro Alecrim será o próximo a receber a ação, nesta quarta-feira (11), a partir das 9h.

Acompanhando a manhã de atividades no Cras, a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, ressaltou a importância do evento. “Estamos mais uma vez comemorando o Dia Internacional da Mulher nos bairros, levando atividades para os CRAS voltadas para o bem estar das nossas mulheres. Esse é o momento para tirar todas as dúvidas e receber orientações. Esperamos que todas aproveitem esses conhecimentos, que perguntem e que participem”, disse.

O evento foi aberto com a palestra da psicóloga Renata Targino, que abordou o histórico e o papel da mulher na sociedade. Dinâmicas e reflexões sobre a autoestima, igualdade de direitos e múltiplas facetas da mulher contemporânea foram levantadas. Em seguida, a enfermeira-chefe do posto de saúde do bairro Flexeira, Janete Rangel, acompanhada da agente comunitária de saúde, Roseli Vieira, promoveu uma roda de conversas sobre a Saúde da Mulher, com informações sobre métodos contraceptivos, câncer de colo de útero, planejamento familiar e higiene pessoal.

“Estamos muito felizes de estarmos no CRAS. Esse é o nosso primeiro trabalho como equipe da unidade de saúde da família do bairro Flexeira, inaugurada recentemente. A nossa intenção é cada vez mais trabalhar a Educação em Saúde, capacitando os nossos profissionais e trabalhando em conjunto com a comunidade, CRAS e instituições”, destacou.

Durante o evento, técnicos da sede do Programa Bolsa Família forneceram orientações sobre o funcionamento e critérios do programa às usuárias. Também foram feitos atendimentos sociais e (re)cadastramento de beneficiários. Moradora há mais de 20 anos do bairro Rua do Fogo, a auxiliar de serviços gerais Rosimar Campos fez questão de participar. “Foi ótimo. Tenho certeza de que todas nós estamos saindo daqui com informações que vamos poder usar no nosso dia a dia, em casa com nossas famílias. A Prefeitura e o CRAS estão de parabéns”, disse.