Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

CREAS realiza atividades com Grupo de Idosos no Porto da Aldeia nesta quinta
RSS
Por Raíra Morena em 13/08/2013

Dando continuidade aos trabalhos de prevenção, informação e combate à violência contra idosos, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de São Pedro da Aldeia realiza, nesta quinta-feira (15), a partir das 9h, atividades educativas com o Grupo de Idosos do CRAS do bairro Porto da Aldeia. Na programação, palestras informativas sobre o Estatuto do Idoso, divulgação de telefones úteis para denúncias, dinâmicas, orientações jurídicas e psicossociais. Os trabalhos serão orientados por uma psicóloga e uma advogada, com acompanhamento da coordenadora do CREAS, Marilúcia Borromeu. O CRAS do Porto da Aldeia funciona na Avenida Saputiaba, n° 51.

Segundo Marilúcia, as atividades direcionadas ao público da melhor idade surgiram como uma resposta à demanda de idosos negligenciados e vítimas de violência no município, detectados pela unidade. “Nós temos observado um aumento na estatística de idosos que são negligenciados ou sofrem com violência no município. Diante disso, formatamos essas ações com foco na prevenção e no combate a esse número acentuado de idosos abandonados, em situação de maus tratos ou que têm seus direitos violados de alguma maneira. Podem participar não somente os idosos do bairro, mas também familiares e moradores interessados no assunto, ou que convivam com situações de maus tratos. Todas as orientações serão feitas com a garantia de sigilo absoluto”, destacou.

Além das atividades educativas, a coordenadora informou que as ações do CREAS envolvem também a Saúde. “Junto das ações sociais, também vamos realizar um trabalho de busca ativa e divulgação dos nossos serviços junto aos postos de saúde da família dos bairros. O objetivo dessa ação é identificar possíveis casos que ainda não chegaram ao nosso conhecimento, além de dar uma divulgação maior ao nosso trabalho. Essa comunicação mais estreita com os profissionais da saúde dos postos é extremamente importante para que possamos conhecer o perfil da população idosa dos bairros e suas demandas. Havendo algum indício de idoso em situação de risco, já no mesmo dia faremos a visita domiciliar para avaliar o caso”, ressaltou. Já nesta quarta-feira (14), técnicos do CREAS visitarão o posto de saúde do bairro Balneário das Conchas.

Para mais informações, a população pode entrar em contato com o CREAS através do número (22) 2621-1527, em caso de denúncias de maus tratos contra idosos, informações sobre direitos e funcionamento da unidade.

 


  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086