Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Creches aldeenses recebem palestras sobre Primeiros Socorros

Por Marianne Rodrigues em 20/06/2017
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Educação, vai promover palestras de prevenção contra sufocamento, engasgamento e acidentes domiciliares em creches municipais. A ação tem como objetivo capacitar professores e funcionários das unidades escolares para que possam proceder corretamente em caso dessas adversidades. A iniciativa tem início nesta quinta-feira (22) na Creche Municipal Comunitária Dona Chica, no bairro Morro do Milagre, às 08h. Na sequência estão as Creches Municipais Tia Fátima, no bairro Campo Redondo e Tia Márcia, em Poço Fundo.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Educação, vai promover palestras de prevenção contra sufocamento, engasgamento e acidentes domiciliares em creches municipais. A ação tem como objetivo capacitar professores e funcionários das unidades escolares para que possam proceder corretamente em caso dessas adversidades. A iniciativa tem início nesta quinta-feira (22) na Creche Municipal Comunitária Dona Chica, no bairro Morro do Milagre, às 08h. Na sequência estão as Creches Municipais Tia Fátima, no bairro Campo Redondo e Tia Márcia, em Poço Fundo.



De acordo com o Coordenador da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Marcus Dothavio, o principal objeto das palestras é capacitar os professores e servidores das escolas para eventuais acidentes, como sufocamento e engasgamento, porque a falta de conhecimento e até o nervosismo podem causar um dano maior para as crianças. “Sabendo proceder, o professor ou outro servidor da escola pode salvar uma vida, até chegar ao Pronto-Socorro. Pretendemos diminuir as estatísticas desses tipos de acidentes. Esse é um trabalho de prevenção da Defesa Civil e vamos atingir o maior público possível de São Pedro da Aldeia”, afirmou.


 Todas as quintas-feiras a equipe da Defesa Civil visitará creches ou escolas municipais, realizando palestras de prevenção. Em cada local visitado, será entregue uma apostila com o manual de procedimento correto a ser tomado.


 Segundo o Ministério da Saúde, o sufocamento e engasgamento são as maiores causas de mortes por acidente nas crianças com até um ano de idade, representando 72% do total das 1.734 mortes estimadas em 2015. Do total, 90% destas mortes acontecem com crianças de até 04 anos e 715 casos de hospitalização foram registrados.