400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Creches de São Pedro da Aldeia recebem NutriSUS

Por Viviane Teixeira em 27/03/2015
Imagem da Notícia: Através do Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal de Educação – SEMED em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia dará início, no mês de abril, ao NutriSUS - Fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais) em pó, programa do Governo Federal que visa combater a anemia em crianças dos 6 meses aos 3 anos e 11 meses.


Através do Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal de Educação – SEMED em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia dará início, no mês de abril, ao NutriSUS - Fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais) em pó, programa do Governo Federal que visa combater a anemia em crianças dos 6 meses aos 3 anos e 11 meses.


Duas creches do município receberão o programa: a Creche Municipal Professora Tia Márcia e a Creche Municipal Comunitária Dona Chica. Para isso, as equipes das unidades escolares já vêm recebendo orientação por parte da SEMED de como proceder com os sachês que contêm os 15 micronutrientes necessários para o combate à anemia. A dose, de 1 grama, deve ser consumida pela criança uma vez ao dia, durante sessenta dias. Ela será misturada à refeição oferecida nas creches.


O objetivo do programa é reduzir os principais efeitos causados pela anemia e pela falta de ferro nos indivíduos, o que pode gerar diminuição da capacidade de aprendizagem e da produtividade em todos os ciclos vitais. A anemia é considerada um problema de saúde pública nos países em desenvolvimento e também nos países desenvolvidos.


Além da reunião com as equipes das unidades escolares, também serão realizados encontros com os pais com o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas sobre o programa. Para que a criança faça parte do NutriSUS, é preciso que o responsável autorize a ingestão dos micronutrientes. Além disso, as crianças que apresentem doenças como anemia falciforme, talassemia e hemocromatose devem ser acompanhadas individualmente para que seja avaliada a indicação do uso do sachê de vitaminas e minerais.