400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Defeso das espécies da Lagoa de Araruama encerra-se nesta quinta-feira (31)

Por Renato Silveira em 30/10/2013
Imagem da Notícia: O defeso de todas as espécies da Lagoa de Araruama, iniciado em 1º de agosto, encerra-se nesta quinta-feira (31), de acordo com a Secretaria do Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, com saldo positivo. Segundo a secretária Adriana Saad, a adesão dos pescadores em São Pedro da Aldeia chegou a 95% e a expectativa é de boa pescaria no retorno às atividades, a partir de meia-noite do dia 1º de novembro.

O defeso de todas as espécies da Lagoa de Araruama, iniciado em 1º de agosto, encerra-se nesta quinta-feira (31), de acordo com a Secretaria do Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, com saldo positivo. Segundo a secretária das pastas Adriana Saad, a adesão dos pescadores, em São Pedro da Aldeia, chegou a 95% e a expectativa é de boa pescaria no retorno às atividades, a partir de meia noite do dia 1º de novembro.

 

De acordo com o Prefeito de São Pedro da Aldeia e Presidente do Consórcio Ambiental Lagos São João, Cláudio Chumbinho, o período do defeso foi de grande valia para os pescadores e para a lagoa.

 

“Os três meses que a lagoa ficou sem a retirada de nenhum pescado, foi muito importante para a reprodução de todas as espécies. Agora, teremos uma lagoa repovoada, com peixes e camarões nos tamanhos adequados para pesca e venda. O defeso foi um sucesso, resultado da ação integrada entre os municípios do entorno da lagoa e dos órgãos competentes”.

Para a secretária, a adesão dos pescadores aldeenses ao cumprimento do defeso mostrou maturidade da classe e a certeza de que essa foi uma medida positiva, que contou com o apoio de todos os municípios do entorno da Lagoa (além de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Iguaba Grande e Araruama).

 

“A grande maioria dos pescadores entendeu a necessidade de dar tempo à reprodução das espécies da lagoa. Participou ativamente da fiscalização,  exercida pela nossa Guarda Ambiental, Inea e Polícia Ambiental (Pam), denunciando, indo às reuniões convocadas e muitas vezes participando diretamente das ações” afirmou Adriana.

Segundo Adriana, a fiscalização  irá continuar a partir de sexta-feira, verificando o cumprimento das regras para pescaria, como tamanho das malhas, das redes, combatendo a pesca predatória, entre outras.

“O defeso está passando, mas a política de proteção à Lagoa de Araruama, uma das principais bandeiras do prefeito Cláudio Chumbinho, vai continuar a todo vapor. Não vamos combater apenas de pesca predatória, mas também do esgoto lançado irregularmente e outras formas de poluição, além de incrementar nossas ações junto ao Consórcio Ambiental Lagos São João, para que o nosso maior patrimônio ambiental seja preservado para as futuras gerações” afirmou.


IPTU 2018: Em 2018 os carnês de IPTU deixarão de ser distribuídos nas residências. Agora sua guia será disponibilizada Online e no setor de atendimento da Secretaria de Fazenda. 10% de desconto até 28/02/2018, somente para pagamento em cota única. 5% de desconto até 09/03/2018, somente para pagamento em cota única. Acesse aqui o Sistema.