400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Desfile Cívico e solenidades marcam os festejos pelos 398 anos de São Pedro da Aldeia

Por Viviane Teixeira em 17/05/2015
Imagem da Notícia: O dia amanheceu chuvoso, mas nem o mau tempo conseguiu tirar o brilho das comemorações pelos 398 anos de São Pedro da Aldeia, no sábado, 16 de maio. Seguindo uma programação que teve início às 7h, o prefeito Cláudio Chumbinho, acompanhado pela família, pelo presidente da Câmara Municipal, Guga de Mica, e por secretários municipais, comandou o hasteamento das bandeiras e assistiu ao desfile cívico escolar realizado no centro do município.


O dia amanheceu chuvoso, mas nem o mau tempo conseguiu tirar o brilho das comemorações pelos 398 anos de São Pedro da Aldeia, no sábado, 16 de maio. Seguindo uma programação que teve início às 7h, o prefeito Cláudio Chumbinho, acompanhado pela família, pelo presidente da Câmara Municipal, Guga de Mica, e por secretários municipais, comandou o hasteamento das bandeiras e assistiu ao desfile cívico escolar realizado no centro do município.



O ritual oficial de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal aconteceu em três pontos do centro da cidade. Primeiro na Câmara Municipal, depois na sede da Prefeitura e, em seguida, na Praça Plínio de Assis Tavares, a Praça do Canhão. Todo o percurso foi acompanhado pela Banda Filarmônica Municipal. Em seguida, as autoridades se dirigiram à Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, onde foi oferecido um café da manhã.



Às 9h, teve início o desfile cívico escolar, na Avenida Getúlio Vargas. Com organização da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Turismo, Cultura, e Lazer e Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública, Esporte e Serviços Públicos, o desfile deste ano teve como tema central “Aqui e Agora - o Futuro Melhor Floresce”.



Abrindo o evento, a banda da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia – BAeNSPA - deu o tom do desfile que seguiu com os demais setores militares como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Cruz Vermelha Brasileira - filial de São Pedro da Aldeia e a Guarda Municipal que oficialmente se apresentou ao prefeito Cláudio Chumbinho. Também desfilaram a frota municipal, com ônibus escolares, carros das secretarias e o maquinário das secretarias municipais de Agricultura e Serviços Públicos. Um dos destaques foi o lançamento do carro “Alô Cidadão!” com a informação do número de telefone – 9 9991-9454 – especialmente criado para reclamações e sugestões, através de Whatsapp, para comunicação direta com o prefeito aldeense.



Em seguida vieram as escolas municipais. A Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho apresentou uma coreografia que levantou a plateia. As creches vieram logo na sequência, com o tema “Bom dia, flores do dia!”. Vestidas de flores, as crianças trouxeram uma mensagem de esperança para o futuro. Ao todo, as 46 unidades escolares municipais desfilaram e abordaram temas como a importância da preservação ambiental, a reciclagem, as brincadeiras de criança e, dentro desse tema a Escola Municipal Dr. Plínio de Assis Tavares trouxe o artista plástico Ivan Cruz com suas telas de brincadeiras infantis diversas, a igualdade, a fraternidade, a cultura preservada pelas escolas de campo, entre muitos outros.



Diretora da Escola Municipal Elízio Henrique Paiva, Luciane Garcia destacou a importância cultural do desfile cívico: “É muito importante para a cultura e o aprendizado de nossos alunos, mas também para que possamos dividir com o povo aldeense essa tradição que revivemos”, disse.


O aluno da Escola Municipal Professora Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, Raíque, falou com carinho do desfile deste ano: “Foi muito legal! Eu já tinha desfilado em outros anos, mas acho que neste ano foi ainda mais especial”, disse o menino ao fim do desfile da escola.


Passaram ainda pela avenida escolas estaduais e particulares, e a equipe da SEMED, que apresentou os programas e os parceiros da educação. Além disso, 14 bandas marciais animaram a plateia e o desfile. Entre convidados e bandas das escolas municipais locais, destaque para a Banda Municipal Integrada de São Pedro da Aldeia que, após desfilar, retornou para uma apresentação marcante que encerrou o evento.



Para o secretário municipal de Educação, professor Evaldo Bittencourt, o desfile retratou a esperança em dias melhores e apresentou os avanços alcançados pela educação em São Pedro da Aldeia:


“O desfile demonstrou a alegria e o compromisso dos diretores, professores, alunos e funcionários que trouxeram para a população a mensagem de renovação da esperança. É possível construir um mundo melhor começando hoje. Também destaco os grandes avanços ocorridos na educação como presente ao município pelos seus 398 anos”, disse.



Estiveram no palanque, além do Prefeito Cláudio Chumbinho e da primeira dama e secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, o vice-prefeito Iédio Rosa, todos os secretários municipais, além de vereadores. Também compareceram o deputado estadual Jânio Mendes e os comandantes do 25º Batalhão da Polícia Militar, coronel Ruy França, e da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, Fábio Ângelo de Araújo, além do major do Corpo de Bombeiros André Siqueira.