400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Desfile Cívico aldeense encanta com o tema “Educação pela Paz”

Por Monica Marins em 19/05/2014
Imagem da Notícia: “Educação pela Paz” foi tema escolhido pela secretaria de Educação (SEMED) para o desfile cívico em comemoração ao 397º aniversário de fundação de São Pedro da Aldeia. As escolas da Rede Pública mostraram na avenida que “Não há caminho para a paz, a paz é o caminho”, como disse Ghandi.

“Educação pela Paz” foi tema escolhido pela secretaria de Educação (SEMED) para o desfile cívico em comemoração ao 397º aniversário de fundação de São Pedro da Aldeia. As escolas da Rede Pública mostraram que “Não há caminho para a paz, a paz é o caminho”, como disse Ghandi.

No palco oficial o prefeito Cláudio Chumbinho assistiu ao desfile e recebeu muitas homenagens do público e das escolas, acompanhado da primeira dama e secretária municipal Ester Chumbinho, do vice-prefeito Iédio Rosa, do Presidente da Alerj, Paulo Mello, dos secretários municipais, vereadores, deputados e  autoridades civis e militares convidadas.
A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia abriu o desfile arrancando aplausos da multidão. Em seguida a Escola Almirante Carneiro Ribeiro, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros com suas ambulâncias, a Guarda Municipal e a Guarda Florestal desfilaram homenageando a cidade. A passagem da frota municipal surpreendeu pela quantidade de veículos, máquinas da prefeitura.

 


A secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos fez uma alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”. Foi feito um minuto de silêncio em respeito às vítimas dos vários tipos de violência. Na saída, foram soltos diversas bolas de gás simbolizando a paz.


A Banda Municipal Integrada (BMI) fez a abertura do desfile escolar juntamente com a Escola de Artes Municipal. O desfile das Creches encantou pela graciosidade dos pequeninos, que representaram as “Sementes da Paz”.


Usando predominantemente o branco, as escolas fizeram homenagens à cidade chamando atenção para paz. Três alunos do Núcleo de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade (NESPE) entregaram ao prefeito um carta assinada pelos estudantes daquela instituição.
Esbanjando beleza e criatividade os alunos fizeram bonito na avenida e espalharam diversas mensagens de paz para a cidade que a cada manifestação aplaudia de pé. Em um dos momentos mais emocionantes do desfile, o aluno Gabriel Pereira, da Escola Municipal Dulce Jotta de Souza, portador de necessidades especiais, foi ovacionado ao passar pela avenida andando com o auxílio do andador. Feliz, ele sorria, jogava beijinhos para a plateia. Gabriel Pereira é um dos alunos da rede municipal de ensino que faz parte da logomarca da “Educação pela Paz”.


Funcionários da secretaria de Educação fecharam o desfile com bandeiras que levavam a palavra “PAZ” em diversos idiomas.  Como acontece tradicionalmente, as bandas marciais fecharam a festa, contagiando o público com sua glamurosidade e alegria.