400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Desfile Cívico Escolar atrai milhares de pessoas para comemoração do aniversário da cidade

Por : Mônica Marins/ Fotos: Fernando Chaves e Pierre S em 16/05/2013
Imagem da Notícia: Mais de três mil pessoas prestigiaram, na manhã desta quinta-feira (16), o Desfile Cívico Escolar em São Pedro da Aldeia. No dia do aniversário da cidade, as comemorações tiveram início às 6h com a tradicional alvorada. Ainda era cedo quando as bandeiras do Município, do Estado e do Brasil foram hasteadas na Prefeitura, na Câmara e na Praça Dr. Plínio Assis Tavares, a Praça do Canhão, no Centro da cidade. Às 9h, o sobrevôo dos helicópteros da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia anunciou o início do desfile. Este ano o tema escolhido foi “São Pedro da Aldeia – É tempo de viver bem”. O Prefeito Cláudio Chumbinho, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e os deputados estaduais André Correa e Jânio Mendes participaram das festividades, além dos secretários municipais e vereadores.

Mais de três mil pessoas prestigiaram, na manhã desta quinta-feira (16), o Desfile Cívico Escolar em São Pedro da Aldeia. No dia do aniversário da cidade, as comemorações tiveram início às 6h com a tradicional alvorada. Ainda era cedo quando as bandeiras do Município, do Estado e do Brasil foram hasteadas na Prefeitura, na Câmara e na Praça Dr. Plínio Assis Tavares, a Praça do Canhão, no Centro da cidade. Às 9h, o sobrevôo dos helicópteros da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia anunciou o início do desfile. Este ano o tema escolhido foi “São Pedro da Aldeia – É tempo de viver bem”. O Prefeito Cláudio Chumbinho, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e os deputados estaduais André Correa e Jânio Mendes participaram das festividades, além dos secretários municipais e vereadores.



O Prefeito Cláudio Chumbinho, que participou de todas as atividades, disse que São Pedro da Aldeia vive uma realidade de conquistas e resgate da autoestima da população. “Queremos proporcionar à cidade muitos momentos como este. É com satisfação que podemos ver a família reunida e o povo comemorando nas ruas. A festa de celebração dos 396 anos da cidade vai entrar para a história. Estamos inaugurando um novo tempo em São Pedro da Aldeia: É tempo de viver bem”, disse. Na ocasião, o vice-governador Luiz Fernando Pezão anunciou investimentos para a orla aldeense.



O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia, professor Evaldo Bittencourt, disse que tudo transcorreu conforme o planejado e que o sucesso só foi possível porque a equipe trabalhou coesa e determinada a fazer o melhor. Ele parabenizou os gestores escolares, professores, funcionários, alunos, pais e a equipe da secretaria. Evaldo agradeceu aos secretários pela parceria no sentido de contribuir para o engrandecimento da festa popular. O secretário fez um agradecimento especial. “Quero agradecer ao Prefeito Cláudio Chumbinho por acreditar na força da educação”, disse.



Após os desfiles da Base Aérea, da Escola Almirante Carneiro Ribeiro, dos carros da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e das máquinas adquiridas pela atual gestão municipal, foi a vez de passarem pela Praça do Canhão os quatro mil alunos das Escolas Municipais de São Pedro da Aldeia. Além das escolas do município, participaram do desfile escolas estaduais, particulares e bandas convidadas.



A temperatura elevada (em torno dos 40º) e o sol forte não foram empecilho para o público, que lotava as arquibancadas e as calçadas para prestigiar o desfile. A população deu um show à parte. De forma democrática e emocionante, as pessoas que assistiam ao desfile interagiram durante todo o tempo, proporcionando à festa um colorido ainda mais intenso.



Durante mais de cinco horas de desfile, as escolas contaram na avenida um pouco da história de São Pedro da Aldeia. Com coreografias e faixas, os estudantes homenagearam poetas, artistas e personalidades, mostraram um pouco das tradições e culturas aldeenses e transmitiram mensagens de paz, de conscientização, ética e tolerância

O desfile das escolas foi finalizado com a equipe da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O “time da Educação” demonstrou entusiasmo e alegria. Entre aplausos e sorrisos, os funcionários da SECEL desfilaram de mãos dadas expressando a união do grupo.

O encerramento do desfile com as bandas marciais de São Pedro e de municípios convidados deu um tom a mais de beleza à festa. O público retribuiu emocionado, aplaudindo de pé e vibrando.