400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Dia da Consciência Negra terá comemorações em São Pedro da Aldeia

Por Mônica Marins em 18/11/2013
Imagem da Notícia: Será realizado nos dias 21, 22 e 23 de novembro o projeto Diversidade: “O Brasil de todos nós” em comemoração ao Dia da Consciência Negra. No dia 21 (quinta-feira) a programação será no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, a partir das oito horas da manhã.

Será realizado nos dias 21, 22 e 23 de novembro o projeto Diversidade: “O Brasil de todos nós” em comemoração ao Dia da Consciência Negra.  No dia 21 (quinta-feira) a programação será no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, a partir das oito horas da manhã.  

 

De acordo com informações da Coordenação da Promoção da Igualdade Racial a abertura oficial do evento será com o Hino Nacional interpretado ao vivo, à capela. Haverá também apresentação teatral com a peça “Orpheu da Silva”.  Um espetáculo contemporâneo de dança e músicas inéditas da Associação Cultural Afro Carioca também estão previstos.  O superintendente estadual da Promoção da Igualdade Racial Marcelo Dias fará uma palestra abordando o tema do evento. Para finalizar haverá uma apresentação musical com o grupo Raízes e a exibição de um vídeo produzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e alunos da Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, sobre a comunidade Quilombola.

 

 

 A programação segue na sexta-feira (22) com atividades na Escola Municipal Quilombola Dona Rosa G. da Silveira, a partir das 13h30. Além das oficinas de pintura, máscaras africanas, pintura facial e bijuterias africanas haverá também uma exposição de artesanato com trançagem de cipó e bonecas, produzidas no Horto Escola Artesanal. Alunos da Escola Municipal Quilombola farão a exposição dos trabalhos confeccionados por eles.  Ainda na programação, contação de histórias com o Ônibus da Leitura, apresentação do grupo de Capoeira Império e apresentações de escolas convidadas.

 

A culminância do Projeto será na sexta-feira (23), nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O projeto Diversidade: “O Brasil de todos nós” é uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia através da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.