400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Dia Mundial da Limpeza contou com voluntários em sete praias de São Pedro da Aldeia

Por Renato Silveira em 23/09/2013
Imagem da Notícia: O Dia Mundial da Limpeza (Clean Up the Day), comemorado no último sábado (21), contou com equipes de voluntários em sete pontos diferentes de São Pedro da Aldeia (Centro, Sudoeste, Baleia, Praia do Sol, Ponta da Areia, Boqueirão e Ilha dos Macacos). A Prefeitura, através da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, coordenou os trabalhos e realizou a pesagem do lixo recolhido. Ao final, 495 quilos de lixo foram recolhidos.

O Dia Mundial da Limpeza (Clean Up the Day), comemorado no último sábado (21), contou com equipes de voluntários em sete pontos diferentes de São Pedro da Aldeia (Centro, Sudoeste, Baleia, Praia do Sol, Ponta da Areia, Boqueirão e Ilha dos Macacos). A Prefeitura, através da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, coordenou os trabalhos e realizou a pesagem do lixo recolhido. Ao final, segundo a coordenadora Aline Beatriz, 495 quilos de lixo foram recolhidos.

 

De acordo com o biólogo Fábio Bastos, voluntário na Praia do Centro, a maior parte do lixo recolhido é de pequenas embalagens de alimentos, como copos plásticos, canudos, latas, entre outros.

“A falta de hábito do cidadão em lançar os resíduos nas latas de lixo ou, se não houver uma próxima, guardar até encontrar alguma, faz com que seja mais fácil lançar esses restos no meio ambiente. Só que se trata de materiais não biodegradáveis, que vão permanecer por muitos anos prejudicando a natureza, podendo ser engolidos por animais e poluindo a lagoa” explicou.

 

Além do micro lixo, foram encontrados também materiais como pneus, redes de pesca, cocos, garrafas pet, tabuleiros de peixes, entre outros

Para o voluntário e pescador Rômulo Martins, a participação no Dia Mundial da Limpeza é uma experiência bastante interessante.

 

“A lagoa é nosso meio de vida e participar dessa ação para mantê-la mais limpa é uma coisa muito positiva" afirmou.