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Trabalho e desenvolvimento

“Direitos da Aprendizagem” é tema do sexto encontro de formação do PNAIC em São Pedro da Aldeia

Por Marianne Rodrigues em 13/09/2018
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, promoveu o sexto encontro da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de Matemática e Linguagem. Cerca de 200 profissionais do primeiro segmento da rede de ensino municipal, entre educadores do 1º ao 3º ano e supervisores pedagógicos, participaram da reunião. Os encontros são realizados de forma mensal no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR). As aulas de Linguagem são comandadas pelos formadores do PNAIC Jucelino Ramanho, Renata de Castro, Valma Freire, Jucélia Barreto e Beatriz Vieira, enquanto Vânia Gonçalves e Alessandra Barbosa ministram a turma de Matemática.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, promoveu o sexto encontro da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de Matemática e Linguagem. Cerca de 200 profissionais do primeiro segmento da rede de ensino municipal, entre educadores do 1º ao 3º ano e supervisores pedagógicos, participaram da reunião. Os encontros são realizados de forma mensal no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR). As aulas de Linguagem são comandadas pelos formadores do PNAIC Jucelino Ramalho, Renata de Castro, Valma Freire, Jucélia Barreto e Beatriz Vieira, enquanto Vânia Gonçalves e Alessandra Barbosa ministram a turma de Matemática.



O objetivo do terceiro encontro da formação de Linguagem foi analisar as unidades temáticas da Língua Portuguesa dialogando com ciências, história e geografia, além de refletir sobre a importância do uso de jogos, brincadeiras e experiências no processo de apropriação da aprendizagem da leitura, da escrita da produção textual e da interpretação.



Na ocasião, os educadores desenvolveram o letramento literário “O menino que aprender a ver”, de Ruth Rocha, a dinâmica “Descobrindo o tema através do Título Enigmático”, tempestade de ideias, circuito das linguagens, prática docente e o referencial teórico “Direitos de Aprendizagem no Ciclo da Alfabetização”.



A dirigente de turno da E. M. Antônio Rodrigues dos Santos, Karina Ramos, enfatizou a importância da formação. “Faço PNAIC há várias versões porque já trabalhei com turma de alfabetização durante muitos anos e é sempre muito edificante e gratificante, pois utilizamos todas as coisas que são trabalhadas na formação dentro da sala de aula”, disse.


 

Já a formação de Matemática teve como objetivo analisar os eixos da aprendizagem da disciplina, compreender a importância dos direitos da aprendizagem para consolidar as habilidades fundamentais dos alunos do ciclo de alfabetização, além de refletir a importância do uso de jogos e brincadeiras no processo da alfabetização matemática.



Os educadores desenvolveram o letramento literário “Bom dia todas as cores”, de Ruth Rocha, tempestade de ideias, circuito da matemática prática docente, o referencial teórico “Direitos de Aprendizagem no Ciclo da Alfabetização" e avaliação do encontro. 

 


A formadora Vânia Gonçalves explicou a temática abordada no sexto encontro. “O aluno tem direitos de aprendizagem que devem ser introduzidos, aprofundados e consolidados até o 3° ano do ciclo de alfabetização. Propusemos aos professores alfabetizadores uma rodada de jogos e de estratégias pedagógicas, abordando os eixos da Matemática. Pudemos refletir sobre o papel e a importância do professor nesse projeto”, comentou.