Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

E. M. Retiro recebe Projeto “Bolsa Família Na Sua Escola” até esta sexta-feira

Por Raíra Morena em 08/12/2014
Imagem da Notícia: Até esta sexta-feira (12), a Escola Municipal Retiro recebe o Projeto “Bolsa Família Na Sua Escola”. A mobilização - uma iniciativa da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos - está percorrendo todas as unidades localizadas na zona rural do município. O objetivo é fazer uma busca ativa de famílias que se encaixem no perfil dos programas sociais abrangidos pelo CADÚnico do Governo Federal, como o Bolsa Família. Além da inclusão e do recadastramento de beneficiários, a ação inclui ainda palestras, orientações e pesagem das famílias. Os atendimentos são prestados por equipes de assistentes sociais, agentes administrativos e agentes comunitários de saúde.

         Até esta sexta-feira (12), a Escola Municipal Retiro recebe o Projeto “Bolsa Família Na Sua Escola”. A mobilização - uma iniciativa da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos - está percorrendo todas as unidades localizadas na zona rural do município. O objetivo é fazer uma busca ativa de famílias que se encaixem no perfil dos programas sociais abrangidos pelo CADÚnico do Governo Federal, como o Bolsa Família. Além da inclusão e do recadastramento de beneficiários, a ação inclui ainda palestras, orientações e pesagem das famílias. Os atendimentos são prestados por equipes de assistentes sociais, agentes administrativos e agentes comunitários de saúde. 

         A mobilização já passou por quatro unidades escolares. A última escola a receber foi a Escola Municipal Antônio Vieira de Andrade, localizado na Estrada da Sergeira, no bairro Papicu. “Recebemos a equipe do Programa Bolsa Família para realizar um trabalho de informação e cadastramento com os pais e responsáveis pelos alunos. Agradecemos à Secretaria de Assistência Social por essa parceria e ao empenho da equipe por ter vindo à nossa escola”, comentou a diretora da unidade, Elaine Lessa.

         Segundo a coordenadora municipal do Bolsa Família, Simone dos Santos, a proposta é facilitar o contato com a população moradora dos bairros mais distantes do Centro da cidade, onde fica localizada a sede do Programa. “O objetivo do projeto é ampliar o nosso atendimento, levar informação e nos aproximarmos dos usuários, que são as pessoas que mais precisam. Os programas sociais são de grande importância para essa população. Muito mais do que o recebimento do benefício financeiro, o Bolsa Família contribui para a garantia do acesso a direitos básicos. A legislação do programa prevê uma série de condicionalidades, tais como visitas periódicas ao posto de saúde, controle da frequência escolar e da vacinação”. 

         Ao todo, são quatro dias de programação nas escolas. Os atendimentos sociais e palestras são promovidos de terça à quinta-feira. Já as sextas-feiras são dedicadas à pesagem e medição de altura dos beneficiários.