400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Educação aldeense abre dois novos cursos de formação continuada

Por Viviane Teixeira em 31/08/2015
Imagem da Notícia: Estão abertas as inscrições para os cursos de “Transporte Escolar – Programa Formação pela Escola” e “Inclusão e Adequação Curricular” ofertados pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através de sua Secretaria de Educação – SEMED. As inscrições para o primeiro curso poderão ser feitas no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR) – mesmo local onde as capacitações serão realizadas - até o dia 8 de setembro. Os profissionais da rede municipal de ensino interessados no segundo curso poderão se inscrever até o próximo dia 10.


 

Estão abertas as inscrições para os cursos de “Transporte Escolar – Programa Formação pela Escola” e “Inclusão e Adequação Curricular” ofertados pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através de sua Secretaria de Educação – SEMED. As inscrições para o primeiro curso poderão ser feitas no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR) – mesmo local onde as capacitações serão realizadas - até o dia 8 de setembro. Os profissionais da rede municipal de ensino interessados no segundo curso poderão se inscrever até o próximo dia 10.



Para garantir a participação é preciso que o profissional preencha uma ficha que pode ser encontrada nas unidades escolares do município e entregá-la no CEFOR. As inscrições também podem ser feitas pelo e-mail formacaocontinuadaspa@gmail.com.


A capacitação “Transporte Escolar – Programa Formação pela Escola” terá aula inaugural no dia 18 próximo, das 18h às 22h, e será encerrado no dia 23 de outubro. Será aplicado de forma semipresencial, com duração de 40 horas sendo dois encontros presenciais. Para esta capacitação, que terá como tutora a professora Gláucia Gago, estão sendo ofertadas 25 vagas para professores, equipe de direção, coordenadores, pessoal de apoio – todos em atividade na rede municipal de ensino -, pais e comunidade desde que tenham noção de informática.


Já o curso “Inclusão e Adequação Curricular” será destinado a professores da Educação Infantil ao 5º Ano (P1 e P2), professores de 6º ao 9º Ano (todas as áreas de conhecimento), supervisores pedagógicos, equipe de Educação Inclusiva/Orientação Educacional, coordenadores pedagógicos (SEMED) e gestores e terá como tutor o professor Diogo de Souza. Serão formadas duas turmas, cada uma com 30 vagas. A primeira nos dias 15 e 22 de setembro, das 8h ao meio-dia; e a segunda nos dias 17 e 24 de setembro, das 13h30 às 17h30. Serão aplicados dois módulos. O primeiro abordará os “Conceitos Básicos em Educação Especial Inclusiva”, a “Visão Histórica”, a “Inclusão e a Escola Inclusiva”, e o segundo módulo abordará a “Adequação e a Flexibilização Curricular”, o “Currículo Escolar”, a “Adequação Curricular” e o “Plano Educacional Individualizado”.


Mais informações sobre os cursos poderão ser obtidas através do e-mail: formacaocontinuadaspa@gmail.com ou no próprio Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos que funciona à Rua Francisco Santos Silva, s/n, Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal Dr. Átila Costa.