Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Educação aldeense promove roda de conversa sobre o Dia Internacional da Mulher

Por Marianne Rodrigues em 09/03/2018
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação e da Diretoria de Promoção de Políticas Públicas de Igualdade Racial (DIPPPIR), realizou uma roda de conversa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (08). Com o tema “Plantando uma ideia”, o debate abordou subtemas como “O Papel da Mulher na Sociedade”, “Participação da Mulher na Política” e “Conquistas da Mulher Negra”. Cerca de 20 pessoas participaram do evento, que aconteceu no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR).

       A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação e da Diretoria de Promoção de Políticas Públicas de Igualdade Racial (DIPPPIR), realizou uma roda de conversa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (08). Com o tema “Plantando uma ideia”, o debate abordou subtemas como “O Papel da Mulher na Sociedade”, “Participação da Mulher na Política” e “Conquistas da Mulher Negra”. Cerca de 20 pessoas participaram do evento, que aconteceu no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR).


 

Segundo o diretor de Promoção de Políticas Públicas de Igualdade Racial da SEMED, Sérgio Rodrigues, o evento teve como objetivo fomentar o interesse da mulher em participar das atividades políticas, sociais, culturais e educacionais. “É uma forma de motivar para que haja uma luta, não só por igualdade, mas igualdade de direitos, de pensamento e de expressão. Não deve haver diferença entre homens e mulheres. Por isso, esse evento foi extremamente válido para levantar questionamentos em prol das mulheres, para que elas entrem nessa luta por direitos que são delas” salientou.

 

O evento foi uma parceria da DIPPPIR com o CEFOR e contou com a participação de homens e mulheres. O objetivo foi buscar evidenciar a trajetória e o papel da mulher em diferentes tempos, abordando sobre a família, a educação, o trabalho e as transformações que foram necessárias para que a sociedade começasse a tratar a mulher sob um novo olhar.

 

A primeira palestra foi ministrada pela militante do movimento feminino e presidente do Partido dos Trabalhadores de São Pedro da Aldeia, Sônia Maria Waldstein, que abordou a participação da mulher na política. A segunda palestra tratou sobre as conquistas da mulher negra e foi conduzida pela produtora de Cultura, Marlúcia Soares.

 


De acordo com a militante Sônia Maria Waldstein, sua palestra enfocou as primeiras mulheres que militaram na política no município. “Falamos com os professores presentes, que são formadores de opinião, abrimos um leque de assuntos e isso foi fantástico. Todos debateram muitos temas em cima disso. Como mulher e cidadã aldeense, achei a iniciativa muito boa”, disse.

 

Durante o encontro, cada participante colocou na árvore “Semeando ideia” uma palavra referente a si mesmo. Ao final da roda de conversa, foram entregues sementes de girassol para plantio.