Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Educadores aldeenses participam de encontro de formação continuada do PNAIC

Por Marianne Rodrigues em 26/10/2017
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o sétimo encontro da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na terça (24) e quarta-feira (25). Durante o mês de outubro, nove turmas participaram da formação, sendo 150 professores do 1º ao 3º ano, 15 supervisores pedagógicos e 13 diretores escolares. Novas turmas são abertas mensalmente e os encontros acontecem no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR).

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o sétimo encontro da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na terça (24) e quarta-feira (25). Durante o mês de outubro, nove turmas participaram da formação, sendo 150 professores do 1º ao 3º ano, 15 supervisores pedagógicos e 13 diretores escolares. Novas turmas são abertas mensalmente e os encontros acontecem no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR).



Promovido nos turnos da tarde e da noite, o sétimo encontro  ofereceu a oportunidade de descontração, socialização e ampliação do conhecimento profissional por meio de atividades diversificadas, brincadeiras e apresentações. A pauta da reunião foi apresentar práticas pedagógicas que possibilitem alfabetizar, atribuindo significado ao texto para análise de propostas didáticas de alfabetização. Além disso, foi debatido como ultrapassar as fronteiras entre as propostas de leitura, de escrita e de oralidade, ampliando as possibilidades de comunicação por meio de textos orais e escritos.


 

A professora da Escola Municipal Rubem Arruda Câmara, Angélica Vieira, falou sobre a importância da formação em sua vida profissional. “O PNAIC ajuda bastante na minha rotina diária, com atividades e reflexões, tanto no ensino teórico, como no prático também”, afirmou.



conteúdo programático da formação contou com trabalho de leitura, escrita, oralidade e gêneros textuais. Também foram realizadas atividades práticas, além de registro reflexivo, letramento literário, produção de frase, lanche coletivo, referencial teórico e mostra de vídeo.