400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Em parceria com a Prefeitura, National Geographic traz mostra fotográfica para São Pedro da Aldeia

Por Raíra Morena em 06/11/2013
Imagem da Notícia: Está aberta para visitação gratuita, até o dia 14 de novembro, na Casa de Cultura de São Pedro da Aldeia, a exposição fotográfica "Real People, Real Places, Real Fauna", da renomada revista norte-americana National Geographic. O evento é fruto da parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, a Editora Cengage Learning e o Instituto Brasileiro de Língua Estrangeira (Ible). Pela primeira no Estado do Rio de Janeiro, a mostra traz à cidade 20 imagens célebres do premiado acervo da revista, registradas por grandes fotógrafos ao redor do mundo. Representando o Prefeito Cláudio Chumbinho e o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt, a Subsecretária de Educação Edlúcia Marques participou da cerimônia de abertura, que também marcou as comemorações pelo Dia Nacional da Cultura no município. A exposição acontece na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade. O período de visitação é das 9h às 18h30 e, no sábado e no domingo, das 15h às 20h.

Está aberta para visitação gratuita, até o dia 14 de novembro, na Casa de Cultura de São Pedro da Aldeia, a exposição fotográfica "Real People, Real Places, Real Fauna", da renomada revista norte-americana National Geographic. O evento é fruto da parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, a Editora Cengage Learning e o Instituto Brasileiro de Língua Estrangeira (Ible). Pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro, a mostra traz à cidade 20 imagens célebres do premiado acervo da revista, registradas por grandes fotógrafos ao redor do mundo. Representando o Prefeito Cláudio Chumbinho e o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt, a Subsecretária de Educação Edlúcia Marques participou da cerimônia de abertura, que também marcou as comemorações pelo Dia Nacional da Cultura no município. A exposição acontece na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade. O período de visitação é das 9h às 18h30 e, no sábado e no domingo, das 15h às 20h. 


                Em seu discurso de abertura da mostra, a Subsecretária de Educação, Edlúcia Marques, deu as boas vindas, em nome do Prefeito Cláudio Chumbinho e do Secretário da pasta, Evaldo Bittencourt, aos representantes da National Geographic e do Ible. "Estamos muito honrados em ser o primeiro município de todo o Estado do Rio de Janeiro a receber esta exposição maravilhosa, especialmente neste dia tão significativo para nós, o Dia Nacional da Cultura. Gostaria de agradecer à National Geographic pela escolha da nossa cidade. Além de linda, essa mostra retrata pessoas, lugares e a natureza, um valor cultural inestimável que nos leva a viajar pelo mundo sem sair de casa. Esperamos que todos aproveitem essa iniciativa para refletir sobre a preservação do meio ambiente e da vida humana”, disse.

Na ocasião, os visitantes puderam conhecer sobre o histórico e curiosidades de cada fotografia, sob as orientações da guia e estudante de idiomas, Mariana Marabuto. A proposta é estimular a reflexão sobre a criação fotográfica e a preservação do planeta, a partir de fotografias da vida silvestre, lugares pitorescos e paisagens deslumbrantes - imagens que exaltam a beleza do ser humano e da natureza.

A exposição, que já passou por diversas partes do país, conta com renomados nomes da fotografia mundial, como Thomas Abercrombie, Chris Johns, Michael Nichols e Don Taylor. Dentre as imagens expostas destacam-se obras como a premiada "Menina Afegã", do americano Steve McCurry, que congela a tristeza dos olhos verdes de Sharbart Gula, à época com 12 anos, em um acampamento de refugiados no Paquistão, durante a invasão soviética. Joel Sartore é o representante brasileiro na exposição com a foto "Silhuetas de vaqueiros a cavalo, no pôr do sol", realizada no Pantanal.

De acordo com a Subsecretária, a exposição representa ainda uma grande oportunidade para a comunidade escolar aldeense ter contato com exemplos de pluralidade cultural e novas visões do mundo. “Vamos convidar todas as nossas unidades escolares para prestigiar essas belíssimas fotos. Vamos fazer uma escala de visitação, de acordo com a rota do ônibus escolar, para que os nossos alunos da rede municipal de ensino tenham a oportunidade de poder admirar o trabalho feito por grandes fotógrafos, além de estimular a reflexão nos alunos sobre a preservação da natureza”, destacou.

Diretor geral da Ible Franquias, Eduardo Marins agradeceu a parceria com a Prefeitura para a realização do evento na cidade. “Gostaria de fazer um agradecimento especial à Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que abraçou a nossa proposta e não mediu esforços para trazer ao município, pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro, esta exposição. Parabéns ao Secretário Evaldo, à Subsecretária Edlúcia e a toda a equipe maravilhosa que nos receberam de braços abertos. Esperamos que, futuramente, possamos realizar novas parcerias”, destacou.

A abertura da mostra contou com a presença do consultor de vendas da Editora Cengage Learning na Região Norte Fluminense e Espírito Santo, Guilherme Sarmento, representando a National Geographic Learning, do casal governador do Rotary Internacional do Distrito 4750, Luiz Spitz e Denise, da diretora social do Rotary, Guiomar Pereira, do diretor do Horto-Escola-Artesanal, Jomar Jotha, da diretora de Nutrição Escolar, Noêmia Amorim, do coordenador de Cultura e Lazer, Luiz Antônio, entre outras autoridades municipais, diretores e professores da rede municipal de Educação e membros da sociedade civil.


Tópicos: Fotos , Dia Nacional da Cultura , Casa de Cultura , Mostra , Exposição , NatGeo