Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Emoção marca abertura de I Conferência Regional de Vigilância em Saúde

Por Renato Silveira em 29/08/2017
Imagem da Notícia: A I Conferência Regional de Vigilância em Saúde foi marcada pela emoção dos participantes em defesa do Sistema Único de Saúde. O evento, ocorrido no Teatro Municipal Dr. Átila Soares da Costa, em São Pedro da Aldeia, contou com a participação de autoridades de Saúde do Estado e dos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Cabo Frio, além da cidade anfitriã e dos representantes dos Conselhos Estadual e Municipais de Saúde. O vice-prefeito Mauro Lobo representou o prefeito Cláudio Chumbinho e fez um discurso emocionado em suas boas-vindas aos convidados.


 A I Conferência Regional de Vigilância em Saúde foi marcada pela emoção dos participantes em defesa do Sistema Único de Saúde. O evento, ocorrido no Teatro Municipal Dr. Átila Soares da Costa, em São Pedro da Aldeia, contou com a participação de autoridades de Saúde do Estado e dos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Cabo Frio, além da cidade anfitriã e dos representantes dos Conselhos Estadual e Municipais de Saúde. O vice-prefeito Mauro Lobo representou o prefeito Cláudio Chumbinho e fez um discurso emocionado em suas boas-vindas aos convidados. 


 

“Que saia daqui uma luz para que a nossa população tenha mais acesso à atenção básica na Saúde e que os municípios possam ter autonomia na gestão de seus recursos e não depender de repasses que já são seus de direito”, afirmou o vice-prefeito. 


 

A secretária adjunta de Saúde de São Pedro da Aldeia, Daniele Batista, destacou a importância da Vigilância em Saúde, que tem o objetivo de atuar na prevenção das doenças. 


 

“Que essa primeira conferência obtenha resultados positivos para nossa luta em defesa do SUS e do controle social do Sistema de Saúde”, declarou.


 

Na parte da manhã, os participantes ouviram com atenção as intervenções de Rosemary Rocha, coordenadora de qualificação e apoio em Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual, que falou sobre “O lugar da Vigilância em Saúde no SUS”. Em seguida, o subsecretário da Vigilância em Saúde do Estado, Alexandre Otávio Cheppe dissertou sobre “Responsabilidades do Estado e dos Governos com a Vigilância em Saúde”.


 

Ainda pela manhã, Mário Sérgio Ribeiro, superintendente da Vigilância em Saúde do Estado falou sobre “Saberes, práticas, processos de trabalho e tecnologias da Vigilância em Saúde”. Encerrando a primeira parte do encontro, a presidente da Comissão Organizadora da Conferência, Solange Belchior fez sua palestra com o tema “Vigilância em Saúde participativa democrática para o enfrentamento das iniquidades sociais em Saúde”.


 

O período da tarde foi marcado pela divisão dos participantes em grupos de discussão, com os subeixos apresentados pelos palestrantes da manhã. Cada um dos quatro grupos elaborou propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual de Saúde, que vai ocorrer nos dias 6 e 7 de outubro, no Rio de Janeiro.