400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Encerramento do “Março Mulher” é sucesso em São Pedro da Aldeia

Por Raíra Morena em 28/03/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com a Secretaria de Saúde, encerrou nessa sexta-feira (28) as ações do evento “Março Mulher”, em comemoração ao mês das mulheres. A grande festa de culminância atraiu mais de 600 mulheres de todas as idades para a Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, durante toda a manhã e tarde. A programação gratuita ofereceu diversos serviços de saúde e beleza, como corte de cabelo, manicure, maquiagem, aferição de pressão arterial, além de música ao vivo, sorteio de brindes e apresentações de dança. O Prefeito Cláudio Chumbinho e a Secretária da pasta, Ester Chumbinho, acompanharam de perto toda a festa.


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com a Secretaria de Saúde, encerrou nessa sexta-feira (28) as ações do evento “Março Mulher”, em comemoração ao mês das mulheres. A grande festa de culminância atraiu mais de 600 mulheres de todas as idades para a Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, durante toda a manhã e tarde. A programação gratuita ofereceu diversos serviços de saúde e beleza, como corte de cabelo, manicure, maquiagem, aferição de pressão arterial, além de música ao vivo, sorteio de brindes e apresentações de dança. O Prefeito Cláudio Chumbinho e a Secretária da pasta, Ester Chumbinho, acompanharam de perto toda a festa.

De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho, o evento "Março Mulher" foi de muita importância, pois levou aos CRAS informações sobre a saúde da mulher, com explicações detalhadas sobre a aplicação da Lei Maria da Penha, além de elevar autoestima com ensinamentos na aplicação de maquiagem. "O término do evento não poderia ser diferente: 600 pessoas atendidas com seriedade por profissionais capacitados", disse 

 Durante toda a manhã e tarde, cerca de 30 profissionais de saúde prestaram atendimentos à população com aferição de pressão arterial, medições antropométricas (peso e altura) e realizaram encaminhamentos. Houve ainda distribuição de preservativos, folhetos informativos e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo, e informações sobre os serviços oferecidos nos CRAS e CREAS. Os trabalhos foram orientados pela coordenadora municipal da Saúde da Mulher, Valquíria Boa Morte.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Ester Chumbinho, o encerramento do "Março Mulher" foi um sucesso. "Ficamos todo o mês de março percorrendo os seis CRAS do município com uma programação direcionada à mulher. Em todos os CRAS, a comunidade participou ativamente. O término do evento, no centro da cidade, não foi diferente. Tivemos um número significativo de atendimentos. Aproveito para agradecer à toda a equipe que participou diretamente do "Março Mulher", ressaltou. 

Destaque na programação, a tenda da consultoria de beleza forneceu dicas de maquiagem, orientações de cuidado com a pele e tratamentos específicos faciais para centenas de mulheres, como a dona de casa Ivete Rodrigues. “Eu amei, fez realmente a diferença. Aprendi dicas importantes para usar no dia a dia, para valorizar meu rosto. Me sinto muito mais bonita agora que sei como me maquiar corretamente. Parabéns a Prefeitura pela iniciativa.”, disse a moradora da Praia Linda. Corte de cabelo, sobrancelha e manicure também fizeram parte da programação.

Ao longo do evento, houve apresentações de ballet com a Companhia de Dança Márcia Blasset e entrega de flores com mensagens simbólicas pelo mês das mulheres. A professora do Ensino Fundamental, Vanda Lacerda, também elogiou o evento. “Acho muito importante a Prefeitura oferecer eventos desse tipo, que são voltados especialmente para as mulheres, não só com serviços de beleza, mas também de saúde, informando sobre as doenças sexualmente transmissíveis, os riscos da gravidez precoce, entre outras orientações que muitas vezes, a população não tem conhecimento. Parabéns ao Prefeito Cláudio Chumbinho por essa ação”, disse a moradora do Balneário.

A grande confraternização marcou o encerramento das atividades realizadas ao longo do mês nos seis Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), com ciclo de palestras temáticas e pré-agendamento de exames.