Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Encerramento do Outubro Rosa será marcado com caminhada de conscientização em São Pedro da Aldeia

Por Raíra Morena em 29/10/2014
Imagem da Notícia: Para marcar o encerramento do mês mundial de luta contra o câncer de mama, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promove, nesta quinta-feira (30), uma caminhada em prol do Outubro Rosa. A concentração será às 15h, em frente à Igreja Matriz de São Pedro, no Centro da cidade. A ação contará com o apoio da Secretaria de Saúde, Associação das Amigas da Mama e Movimento “Se Toca”. Na praça, uma tenda será montada para distribuição de material informativo, orientações e encaminhamentos para marcação de exames clínicos. O evento contará com a participação da Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, entre outras autoridades municipais.

         Para marcar o encerramento do mês mundial de luta contra o câncer de mama, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promove, nesta quinta-feira (30), uma caminhada em prol do Outubro Rosa. A concentração será às 15h, em frente à Igreja Matriz de São Pedro, no Centro da cidade. A ação contará com o apoio da Secretaria de Saúde, Associação das Amigas da Mama e Movimento “Se Toca”. Na praça, uma tenda será montada para distribuição de material informativo, orientações e encaminhamentos para marcação de exames clínicos. O evento contará com a participação da Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, entre outras autoridades municipais.

         A Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, falou sobre a culminância das ações pelo Outubro Rosa. “O movimento rosa foi um sucesso em São Pedro da Aldeia. Mobilizamos todos os CRAS e tivemos grande participação dos nossos usuários. Agradeço a toda equipe da Assistência Social, os CRAS e CREAS, à Saúde, Educação entre outras secretarias e entidades sociais que estiveram conosco apoiando as ações. Amanhã estaremos reunidos, mais uma vez, para a nossa caminhada de encerramento. Será um dia de sensibilização e alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Contamos com a participação de toda a população”, disse.

A partir das 10h, as representantes do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de São Pedro da Aldeia, a Associação das Amigas da Mama, prestarão atendimentos em uma tenda montada na Praça da Matriz. No local, serão fornecidos esclarecimentos e orientações sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo de útero, além de encaminhamentos para marcação de preventivo e mamografia. O espaço também será um ponto de entrega de folders informativos para a população. O percurso da caminhada vai começar pela Rua João Martins, passando pelas ruas Aluysio Martins, Doutor Antônio Alves, Carmerindo Santos, Rosali São Guimarães, Adolfo Silveira e, por fim, a Avenida São Pedro. A animação será garantida com carro de som e balões.

Vale lembrar que, durante todo o mês, as ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero foram intensificadas em todas as unidades de saúde de São Pedro da Aldeia. Em parceria com os postos de saúde dos bairros, os seis CRAS ofereceram palestras, requisição de mamografia, coleta de preventivo, aferição de pressão arterial, recadastramento do Cartão SUS, cadastramento no CADÚnico, entre outros serviços. 

Além disso, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou a decoração especial e iluminação temática de prédios públicos e pontos turísticos municipais, entre eles a Casa dos Azulejos, a Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, a Igreja Matriz e os moinhos na entrada da cidade.