Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Encontro em São Pedro da Aldeia discute papel da mulher na sociedade

Por Gabrielly Costa em 23/03/2017
Imagem da Notícia: Discutindo o tema “O papel da mulher na família, trabalho e sociedade”, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou na quarta-feira (22) mais uma mesa redonda com a população. O encontro aconteceu no Cine Iphan e reuniu representantes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, da Secretaria Adjunta de Cultura e convidados, além de participantes de oficina socioeducativa do CRAS São João. O encerramento das atividades em alusão ao mês da mulher acontece na próxima quarta-feira (29), no Teatro Municipal Dr. Átila da Costa, a partir das 13h30.

Discutindo o tema “O papel da mulher na família, trabalho e sociedade”, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou na quarta-feira (22) mais uma mesa redonda com a população. O encontro aconteceu no Cine Iphan e reuniu representantes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, da Secretaria Adjunta de Cultura e convidados, além de participantes de oficina socioeducativa do CRAS São João. O encerramento das atividades em alusão ao mês da mulher acontece na próxima quarta-feira (29), no Teatro Municipal Dr. Átila da Costa, a partir das 13h30.



A secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, abriu o evento falando sobre a realidade da mulher ao redor do mundo. “Ainda vivemos uma situação de barbárie ao redor do planeta, há um histórico de muito sofrimento na realidade da mulher. Nós iniciamos esse mês, que para o mundo é muito importante por se tratar do Dia Internacional da Mulher, esperando sair daqui com o compromisso de garantir a felicidade de todas”, declarou.



O secretário de Educação, Walzi Conceição, deu continuidade às explanações traçando o contexto histórico da mulher na sociedade, passando pela história de Santa Joana d’Arc até a democracia na Grécia Antiga e a atualidade. “Fiz absoluta questão de estar aqui para comunicar a honra que tenho em, de alguma maneira, participar de um evento que ressalta a importante temática da pessoa da mulher no nosso meio. Nossas companheiras, colegas e até inimigas merecem respeito. O nosso futuro merece apreço”, afirmou.



Após uma mensagem de autoestima transmitida pela secretária Adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, foi apresentado um vídeo da música “Maria da Vila Matilde”, de Elza Soares, que aborda a violência contra a mulher. Falando sobre empoderamento feminino, também foi apresentado um vídeo do Projeto “Mulheres em Ação”, da ONG Mulheres do Brasil.



Para discutir os eixos temáticos do encontro, foram convidadas a vereadora Cláudia Gregório e as professoras da Escola de Artes Municipal Luciana Viana, Ana Tereza e Renata Brito. As representantes falaram sobre o papel da mulher na família, no trabalho e na sociedade, interagindo com todos os presentes. Entre os temas abordados estiveram o matriarcado, patriarcado, amor ao próximo, amor próprio e o desafio de ser mãe, esposa e profissional ao mesmo tempo, entre outros.  



Também estiveram presentes as diretoras das Proteções Básica e Especial, Luciana Oliveira, e de Direitos Humanos, Alba Guimarães, os coordenadores de Políticas LGBT, Vitor Jotha, e de Políticas para Mulheres, Lívia Guimarães, e a coordenadora do CRAS São João, Petrissiane Herdy.